Dicas

Filmes e livros sobre mulheres que você precisa conhecer

Neste mês dedicado às mulheres, apresentamos uma lista com livros e filmes que refletem sobre a questão de gênero

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A Cor Púrpura, filme inspirado em livro homônimo que aborda questões de raça, classe e gênero
A Cor Púrpura, filme inspirado em livro homônimo que aborda questões de raça, classe e gênero - Reprodução/ A Cor Púrpura

Falar sobre o empoderamento feminino é muito importante para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. É por isso que, apesar de não serem novos, assuntos como igualdade de gênero e respeito aos direitos das mulheres estão tão em alta, inclusive na área da cultura.

Enquanto milhares de mulheres se manifestam nas ruas do país em prol de seus direitos e de sua integridade, no cinema e na literatura mundiais suas histórias de resistência vêm sendo contadas através de livros e filmes imperdíveis. Muitos deles merecem e precisam ser lidos e vistos, especialmente em tempos como os atuais, de crescimento do conservadorismo.

Neste mês dedicado às mulheres, o Brasil de Fato separou uma lista de indicações culturais que mostram a força delas e que você precisa conhecer.

Confira:

Filmes

Estrelas Além do Tempo

Lançado em 2016, o filme, com o título em inglês Hidden Figures (Figuras Escondidas), se passa em plena Guerra Fria. Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com a profunda segregação racial. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar à parte. Três grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

As sufragistas

No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

Olga

Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.

Histórias Cruzadas

Eugenia 'Skeeter' Phelan (Emma Stone), jovem que acabou de se graduar e quer virar escritora, encontra a resistência da mãe, que quer vê-la casada. Desejando escrever sobre o que a incomoda, 'Skeeter' encontra um tema em duas mulheres negras - Aibileen (Viola Davis), empregada que já ajudou a criar 17 crianças brancas, mas chora a perda do próprio filho, e Minny (Octavia Spencer), cozinheira que não arruma emprego porque não leva desaforo dos patrões para casa. 'Histórias Cruzadas' é um olhar sobre o que acontece quando regras e comportamentos de uma cidade sulista são questionados por três mulheres corajosas que iniciam esta improvável amizade.

She's beautiful when she's angry

She's beautiful when she's angry, que em português significa "Ela é linda quando está brava", faz referência à frase muitas vezes ouvida pelas mulheres quando reagem a situações que não estão de acordo. O documentário realizado pelo serviço de streaming Netflix conta a história das mulheres que criaram o movimento feminista nos anos 1960 nos Estados Unidos, fazendo uma revolução em todos os âmbitos sociais.

Kbela

As histórias de transição capilar ou mesmo da resistência e luta de mulheres pelo direito de ter sua beleza natural sem intervenção da indústria e da opinião da sociedade serviu de inspiração para o filme.

Livros:

A nova mulher e a moral sexual

Alexandra Kolontai nos mostra que as desigualdades entre os sexos e todas as formas de dependência da mulher em relação ao homem somente desaparecerão com o advento de uma nova sociedade e, consequentemente, de uma nova cultura.

Mulheres, raça e classe

Mais importante obra de Angela Davis, Mulheres, raça e classe traça um panorama histórico e crítico das relações entre a luta anticapitalista, a luta feminista, a luta antirracista e a luta antiescravagista, passando pelos dilemas contemporâneos da mulher. O livro é considerado um clássico sobre a interseccionalidade de gênero, raça e classe.

A cor púrpura

Livro que rendeu a Alice Walker o Prêmio Pulitzer, em 1983, e foi inspiração para a obra-prima cinematográfica homônima dirigida por Steven Spielberg, o romance A cor púrpura retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX. Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido. Apesar da dramaticidade de seu enredo, A cor púrpura se mostra muito atual e nos faz refletir sobre as relações de poder, em uma sociedade ainda marcada pelas desigualdades de gêneros, raça e classes.

Dicionário mulheres do Brasil

Com cerca de 900 verbetes, 270 ilustrações e índice cronológico, este Dicionário torna-se referência obrigatória para o estudo da história brasileira. De Abigail Andrade a Zuzu Angel, passando por Bertha Lutz, Clarice Lispector, Escrava Anastácia, Princesa Leopoldina e inúmeras mulheres até então atrás dos panos -, são aqui resgatados 500 anos de luta e conquista de direitos.

Americanah

Principal autora nigeriana de sua geração e uma das mais destacadas da cena literária internacional, Chimamanda Ngozi Adichie parte de uma história de amor para debater questões prementes e universais como imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero.

Edição: José Eduardo Bernardes