DIPLOMACIA

Venezuela critica declarações 'insolentes' de novo chanceler brasileiro Aloysio Nunes

Delcy Rodríguez classificou como 'repudiável e desprezível' afirmações do ministro, que considera Venezuela uma ditadura

Opera Mundi |
Chanceler venezuelana Delcy Rodríguez criticou declarações de Aloysio Nunes
Chanceler venezuelana Delcy Rodríguez criticou declarações de Aloysio Nunes - AVN

A ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, criticou neste sábado (11/03) as declarações do chanceler Aloysio Nunes sobre a Venezuela. O brasileiro disse após sua posse, na última terça-feira (07/03), que o governo de Nicolás Maduro se transformou "em uma ditadura".

Continua após publicidade

"A República Bolivariana da Venezuela rejeita as declarações insolentes do chanceler de fato do Brasil", escreveu Rodríguez em seu perfil no Twitter, fazendo referência ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Continua após publicidade

“É repudiável e desprezível que um funcionário da ditadura do Brasil pretenda emitir juízo sobre a vigorosa democracia venezuelana", acrescentou a chanceler.

Continua após publicidade

Rodríguez também afirmou que Aloysio Nunes, que tomou posse como chanceler após a renúncia do ex-ministro José Serra por motivos de saúde, “traiu o povo do Brasil e e se colocou a serviço das oligarquias golpistas e corruptas que se lançam contra o povo”, referindo-se à militância de esquerda durante a juventude do chanceler, que hoje é afiliado ao PSDB.

Continua após publicidade

Em entrevista após sua posse no dia 7 de março, Aloysio Nunes afirmou que manteria a “linha crítica em relação ao governo de Nicolás Maduro”, presidente da Venezuela, cuja legitimidade questionou, afirmando que o governo teria se transformado “em uma ditadura”. O chanceler brasileiro disse ainda que a chanceler Rodríguez "não tem muita importância nem mesmo em seu país", onde "o importante são os carcereiros".

Rodríguez respondeu dizendo que o novo chanceler “começou com o pé esquerdo” ao atacar a Venezuela. “Esta não é a diplomacia que os povos necessitam”, afirmou.

Edição: Opera Mundi