Tecnologia

“Conectados” explica como fazer senhas seguras para a internet

Nunca usar a mesma senha em mais de um lugar é a dica de tecnologia desta semana

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para ter senhas seguras, é recomendado que você as altere de tempos em tempos
Para ter senhas seguras, é recomendado que você as altere de tempos em tempos - Valter Campanato/Agência Brasil

A cada dia que passa, surge mais um lugar na internet em que precisamos nos registrar e acessar através de um usuário e uma senha.

Na hora de criar senhas, é importante tomar alguns cuidados para que elas não sejam fáceis de serem descobertas por outras pessoas.

Usar senhas seguras é fundamental e pode evitar muita dor de cabeça.

Por isso, apresentamos agora algumas dicas.

Ao definir uma senha, não use datas do seu aniversário ou de algum parente próximo, nem nomes de pessoas, de times de futebol ou palavras relacionadas aos seus gostos pessoais, pois essas informações podem ser facilmente descobertas.

Se você usa a mesma senha em todos os lugares, quando alguém descobre, ela automaticamente terá acesso a todas as suas contas. Agora imagina se essa também é a mesma utilizada para acessar o site de seu banco, onde está guardado todo o seu dinheiro? Por isso, nunca, mas nunca mesmo, use a mesma senha em mais de um lugar.

Crie senhas grandes, usando palavras aleatórias e forme frases com elas na sua cabeça para lembrar. Misture letras maiúsculas e minúsculas, números, ou até mesmo símbolos especiais. Isso aumenta a complexidade e as torna mais difíceis de serem descobertas.

Além disso, é recomendado que você altere suas senhas de tempos em tempos.

 

Edição: Brasil de Fato