Cinema

Dez filmes para entrar no clima da Greve Geral

Brasil de Fato faz seleção de obras cinematográficas sobre mobilizações de trabalhadores e trabalhadoras pelo mundo

Brasil de Fato | São Paulo |
Tempos modernos, de Chaplin, retrata ambiente opressivo do modelo fordista
Tempos modernos, de Chaplin, retrata ambiente opressivo do modelo fordista - Reprodução

No próximo dia 28 de abril, diversas categorias profissionais devem paralisar suas atividades contra as reformas da Previdência e a trabalhista, aderindo ao chamado das centrais sindicais para uma greve geral.

Continua após publicidade

Aproveitando a data, o Brasil de Fato listou filmes que abordam, de forma ficcional ou não, mobilizações de trabalhadores e trabalhadoras pelo mundo. Confira abaixo.

 

ABC da Greve

1990

Dir: Leon Hirzman

Documentário, dirigido por um dos expoentes do Cinema Novo brasileiro e também responsável por Eles Não Usam Black Tie, mostra a articulação de 150 mil operários do ABC paulista no ano de 1979, reivindicando melhores salários e enfrentando a Ditadura Militar, que limitava a atuação sindical.

 

Tempos modernos [Modern Times]

1936

Dir: Charles Chaplin


Clássico do cinema-mudo, aborda com humor as condições indignas às quais o operariado fabril passa a ser submetido com o modelo industrial fordista.

 

César Chavez

2014

Dir: Diego Luna


Cinebiografia do líder sindical César Chavez - cofundador da União dos Trabalhadores Rurais dos EUA - mostrando as campanhas pelo reconhecimento dos direitos da categoria e a reação, muitas vezes violentas, de seus patrões.

 

Revolução em Danegham [Made in Danegham]

2010

Dir: Nigel Cole

Baseado na greve de 1968 na fábrica da Ford em Danegham, protagonizada por mulheres em busca de melhores salários e contra a discriminação sexual, tendo de enfrentar, além dos patrões, resistência dentro de suas próprias casas.

 

Sal da Terra [Salt of The Earth]

1954

Dir: Hebert J. Biberman


Inspirada na longa greve de 1951 contra a Empire Zinc Company, no Novo México. Trabalhadores da mineração e seus familiares são responsáveis pela atuação no filme.

 

A Classe Operária vai ao Paraíso [La classe operaia va in paradiso]

1971

Dir: Elio Petri

Um dos maiores nomes do cinema político italiano, Petri conta a história de um operário que sofre um acidente de trabalho na fábrica.

 

 

Cabra Marcado para Morrer

1984

Dir: Eduardo Coutinho

Considerado por muitos o melhor filme documental brasileiro, narra a vida do líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado em 1962, abordando a história das Ligas Camponesas.

 

A Greve [Stachka]

1925

Dir: Serguei Einsenstein

Outro clássico do cinema-mudo, a produção de um dos maiores diretores soviéticos retrata a vida em uma fábrica na Rússia pré-revolução de 1917. Comparando a situação dos operários a animais, o filme indica a importância da solidariedade sobre o individualismo.

 

Germinal

1993

Dir: Claude Berrri


Baseada no livro de Émile Zola, descreve as condições dos trabalhadores franceses no século 19, abordando uma greve de mineiros em 1860.

 

Orgulho e Esperança [Pride]

2014

Dir: Matthew Warchus


Comédia dramática baseada em fatos reais, conta a história de um grupo de gays e lésbicas que se organiza em uma campanha de apoio financeiro às famílias dos trabalhadores da mineração do Reino Unido, que entram em greve em 1984 e sofrem uma brutal repressão do governo Margaret Tatcher.

 

 

Edição: Vanessa Martina Silva