Podcast

As regras da aposentadoria mudaram?

Saiba como está a tramitação do projeto da reforma da Previdência com Raimundo Bonfim, da CMP

Centrais sindicais protestaram contra a reforma da Previdência e as mudanças nas leis trabalhistas neste 1º de maio
Centrais sindicais protestaram contra a reforma da Previdência e as mudanças nas leis trabalhistas neste 1º de maio - Rute Pina
Saiba como está a tramitação do projeto da reforma da Previdência com Raimundo Bonfim, da CMP

Meu nome é Valéria dos Santos, faço pedagogia e no momento estou desempregada. A minha  dúvida é referente a aposentadoria. Quais são as regras agora? Mudaram?

Continua após publicidade

Oi, Valéria, eu sou Raimundo Bonfim, advogado e dirigente da Central de Movimentos Populares e da Frente Brasil Popular.

As regras atuais ainda não mudaram, elas continuam vigentes. O que ocorre nesse momento é que o presidente Michel Temer enviou para Câmara dos Deputados um projeto de lei alterando uma série de regras. Para isso tem um período, para os deputados aprovarem as alterações. Tem uma Comissão Especial que está analisando a reforma da previdência, uma votação está prevista para ocorrer nesta semana.  

Por isso, que alguns movimentos populares e centrais sindicais estão denunciando o prejuízo que são as alterações para o trabalhador, em especial para as mulheres, trabalhadoras rurais e a juventude. Então, ainda não mudou e esperamos que o povo brasileiro, que a classe trabalhadora possa se movimentar para impedir esse retrocesso.

O governo discute adiar a votação da proposta que está previsto para ocorrer nesta quarta-feira, dia 3 de maio. 

Produção: Julia Dolce 

Edição: Anelize Moreira