Rádio

São Doidão - a música como uma ferramenta para quebrar as barreiras do preconceito

Músicos sobem ao palco para mostrar as habilidades de pessoas com sofrimento mental

Belo Horizonte |

Ouça o áudio:

Na música a Banda São Doidão encontrou uma porta para uma nova sociedade
Na música a Banda São Doidão encontrou uma porta para uma nova sociedade - Reprodução

Ser visto sem preconceito! Esse é um dos grandes objetivos da Banda São Doidão. Para os integrantes, o grupo é uma forma de demonstrar que pessoas com sofrimento mental podem fazer muito mais do que você e eu imaginamos. Com alegria e arte eles derrubam os muros do isolamento e do preconceito.  Na música uma oportunidade de convencer o público, que doidas não são as pessoas que possuem sofrimento mental, mas sim a sociedade que constrói hospícios.  

A banda é formada por oito integrantes, a maioria portador de sofrimento mental e em tratamento terapêutico nos Centros de Referência São Paulo e da Pampulha, ambos em Belo Horizonte. O conjunto de violão e vozes interpreta músicas da MPB e também composições próprias: Canto do Peru, Amor de Favela e São Doidão.

Em 2009 o grupo recebeu o prêmio nacional “Loucos pela Diversidade”, do Ministério da Cultura e Fiocruz. Em 2013 conseguiu lançar o seu primeiro CD, o Devotos pelo São Doidão. O grupo musical São Doidão é uma das experiências mais visíveis do método antimanicomial. Com leveza e alegria a gente consegue progredir.

A banda São Doidão se apresentou durante a Semana Nacional de Luta Antimanicomial. Além da apresentação do grupo, uma marcha com samba enredo, alas de fantasias e muita alegria também marcou o dia pela Luta Antimanicomial. Mais de CINCO mil pessoas participaram do ato.

Edição: Brasil de Fato MG