Análise

Brasília recebe o Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação

Acesso à informação é considerado um direito humano.

Brasília |

Ouça o áudio:

Segundo dados do coletivo Intervozes, 32 deputados federais e oito senadores são controladores diretos de meios de comunicação.
Segundo dados do coletivo Intervozes, 32 deputados federais e oito senadores são controladores diretos de meios de comunicação. - divulgação

A democratização dos meios de comunicação pode até parecer um tema difícil de entender a um primeiro olhar, mas é uma pauta fundamental para o avanço da sociedade. 

Isso porque o tema diz respeito ao acesso à informação, que é considerado um direito humano, infelizmente tão esquecido no Brasil. 

Continua após publicidade

E o problema está justamente na concentração dos veículos de imprensa. 

Continua após publicidade

Para se ter uma ideia, cerca de oito famílias controlam os principais meios de comunicação do país. Ele ficam com o monopólio da opinião pública e divulgam apenas os assuntos que são de interesse da elite que patrocina jornais e canais de tevês. 

Continua após publicidade

E o problema fica ainda mais dramático quando o assunto é a relação desses meios de comunicação com a política. 

Segundos dados do coletivo Intervozes, 32 deputados federais e oito senadores são controladores diretos de meios de comunicação. 

Isso sem contar com os veículos que são controlados por alguém da família, por laranjas, etc. E isso é proibido no Brasil!

Aí a gente já sabe que esses meios ficam sujeitos aos interesses particulares desses políticos, não é verdade? 

É por isso que se vê, por exemplo, uma clara diferença de tratamento dado a políticos.

Uma pesquisa recente do site Poder 360 mostrou que, das mais de quatro horas de reportagens publicadas pelo Jornal Nacional sobre as delações da Odebrecht, 33 minutos foram só sobre o ex-presidente Lula, enquanto 29 minutos foram dedicados a três tucanos juntos – Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin. 

E quem perde com esse desequilíbrio todo não são somente as pessoas que se veem injustiçadas pela mídia, não. 

Perdemos eu, você, todos nós, que continuamos sem ter acesso à informação de qualidade e produzida de maneira responsável. 

Continua após publicidade

A democratização dos meios de comunicação passa, então, pela desconcentração desses veículos, porque se trata de assegurar a pluralidade de ideias, a diversidade social e cultural, que é são tão marcantes no nosso país. 

Continua após publicidade

Não é possível garantir a democracia no Brasil sem garantir o acesso à informação. 

Edição: Daniela Stefano