Rádio

Ouça as edições de MG, PE e SP do Programa Brasil de Fato na íntegra

Programas abordam manifestação em Brasília por Diretas Já e crimes contra comunidades quilombolas e camponesas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Programas cobrem Ocupa Brasília, manifestação que levou 200 mil à capital brasileira exigindo a saída de Temer e eleições diretas
Programas cobrem Ocupa Brasília, manifestação que levou 200 mil à capital brasileira exigindo a saída de Temer e eleições diretas - Gabi Lucena / Brasil de Fato

O principal assunto desta semana, foram as mobilizações de quarta-feira (24) em Brasília que levaram mais de 200 mil pessoas à capital brasileira, para exigir a saída do presidente golpista Michel Temer, e a convocação de eleições diretas. No programa de São Paulo, que vai ao ar pela Rádio 9 de Julho AM 1600, também foi destaque a ação policial desastrosa na região da Cracolândia, na capital paulista.

O ouvinte confere ainda informações sobre a chacina de trabalhadores rurais no município de Pau D’Arco, no sudeste do Pará. A repórter Lílian Campelo está no local para a cobertura e traz detalhes sobre as investigações.

A edição pernambucana, dedicada à memória do agricultor agroflorestal Jones Severino, traz informação sobre os possíveis impactos da reforma trabalhista na categoria de jogadores de futebol, além de uma entrevista com Doriel Barros, da Federação dos Trabalhadores, Agricultores e Agriculturas Familiares de Pernambuco (Fetape) sobre a importância das sementes crioulas.

A seletividade da Operação Lava Jato e a linha editorial da mídia diante do cenário político do país também foi assunto do programa, nas conversas com Gleisa Campigotto, coordenadora estadual da Frente Brasil Popular em Pernambuco e Lindbergh Farias, senador do PT. O programa apresentou ainda comentário do professor aposentado da USP, Laurindo Leal Lalo Filho e o causo do geógrafo e contador de histórias Mouzar Benedito. 

O programa mineiro tem como destaque a denúncia de caso de tortura e tentativa de homicídio contra quilombolas, no Vale do Jequitinhonha. O crime estaria atribuído ao conflito de terra entre a comunidade e fazendeiros. Outra denúncia ocorreu em Conceição do Mato Dentro, na região Central do estado, onde lideranças comunitárias foram ameaçadas após pedirem mais transparência da mineradora Anglo American.

O colunista de esportes Diego Silveira, fala sobre a estranha relação entre o senador afastado Aécio Neves, do PSDB, e Zezé Perrela, ex-presidente do Cruzeiro e também senador, pelo PMDB.

A sintonia em Minas Gerais é Autêntica FM 106,7, em Recife, na Rádio Globo AM 720 e em São Paulo, na Rádio 9 de Julho AM 1600.

Confira os programas na íntegra:

São Paulo

Pernambuco

Minas Gerais

Edição: Brasil de Fato