Diversidade

Prefeitura do Rio oferece capacitação profissional para homens e mulheres trans

Formação também poderá incluir o encaminhamento dos alunos e alunas para o sistema de saúde e educação

|

Ouça o áudio:

Tyfany Stacy, aluna no curso preparatório de travestis e transexuais para o Enem, também no Rio de Janeiro
Tyfany Stacy, aluna no curso preparatório de travestis e transexuais para o Enem, também no Rio de Janeiro - Tomaz Silva/Agência Brasil

A Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio vai capacitar homens e mulheres trans. Na primeira fase do projeto, chamado de Empregabilidade Trans+respeito, 30 pessoas vão participar de workshops teóricos sobre o mercado de trabalho, direitos trabalhistas, entre outros aspectos.

Destas pessoas, quatro já trabalham no Museu do Amanhã e outras 26 vão realizar um estágio de vivência em ambientes de trabalho de órgãos ligados à prefeitura durante três meses. Neste período, vão receber uma bolsa de um salário mínimo. Em uma segunda fase, outras 40 pessoas que estão sendo selecionadas pela coordenadoria por meio de inscrição aberta também vão participar da formação.

O coordenador Especial da Diversidade Sexual, Nélio Georgini, explica que o projeto também visa ser uma vitrine para o mercado de trabalho.

"Vamos mapear, ou seja, sensibilizar essas pessoas para o mercado de trabalho e trazer o mercado de trabalho, nesse processo de mediação, que é um papel do município. Para isso, nós temos que chamar as pessoas e colocar na mesa: que tipo de perfil você precisa? Que tipo de trabalho você tem?"

Segundo o coordenador, a formação incluirá também o encaminhamento dos alunos e alunas para o sistema de saúde, no caso de necessidades de saúde, e para o sistema de educação para que aqueles e aquelas que abandonaram os estudos possam concluir sua formação. Os dados nacionais apontam que quase 80% da população trans abandona a escola sem concluir a educação básica.

Edição: Radioagência Nacional