Coluna

Lima Barreto será homenageado na Flip

Imagem de perfil do Colunistaesd
Autor de "Triste Fim de Policarpo Quaresma" está entre os mais importantes escritores brasileiros
Autor de "Triste Fim de Policarpo Quaresma" está entre os mais importantes escritores brasileiros - Divulgação
O escritor, negro, denunciou em suas obras as injustiças sociais de seu tempo

Saiu, nessa semana, a programação da Festa Literária de Paraty (FLIP), um dos eventos de literatura mais importantes do país. Este é um dos momentos mais esperados por aqueles que são apaixonados pela leitura. Para este ano, o evento trouxe novidades muito importantes. Uma delas é o fato de que, pela primeira vez, há mais mulheres do que homens entre os convidados.

O outro ponto positivo é a escolha do autor homenageado: Lima Barreto (que nasceu em 1881 e morreu em 1922). O escritor, negro, denunciou em suas obras as injustiças sociais de seu tempo, principalmente o racismo, do qual foi vítima. Da sua revolta, fez nascer uma literatura de resistência. Nela, os protagonistas são os pobres, negros e trabalhadores, uma inovação para a época.

Lima Barreto é, até hoje, considerado um dos principais cronistas do Rio de Janeiro. Em seus escritos, acompanhamos as muitas transformações da cidade e vemos críticas a várias políticas que permanecem atuais, como, por exemplo, as remoções.

Para além das obras de forte cunho social, o que a FLIP quer valorizar é o grande artista. O objetivo é mostrar alguém que soube apresentar as críticas de uma sociedade desigual com uma poderosa e rica expressão literária. Ler Lima Barreto é fazer justiça a um escritor que muito mereceu, mas não conseguiu ser reconhecido em vida. 

Edição: ---