Paraná

Internacional

Artigo | Os direitos humanos no Islã

Igualdade, respeito e solidariedade são algumas das bases da religião

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Mesquita de Curitiba
Mesquita de Curitiba - Iman Ali Ibn Abi Tálib A.S

O Islã é uma religião monoteísta e que tem como base de sua defender a justiça, a igualdade e a solidariedade entre os povos de todos os rincões do planeta. Segundo o entendimento teológico islâmico, quem pactua com o opressor se mantendo em silêncio também se torna um opressor.

Cabe a todo verdadeiro muçulmano sempre se colocar contra toda e qualquer opressão que ocorra no mundo, seja esta no Brasil, na Palestina Ocupada, na Síria ou em qualquer outro lugar. O Islã fornece muitos direitos humanos para o indivíduo, caso de alguns que elencamos abaixo:

A vida e propriedade de todos os cidadãos em um estado islâmico são consideradas sagradas, seja essa pessoa muçulmana ou não. O Islã também protege a honra. Portanto, no Islã, insultar outras pessoas ou caçoar delas não é permitido. O Profeta Muhammad disse: “Verdadeiramente seu sangue, sua propriedade e sua honra são invioláveis’.

O racismo não é permitido no Islã, porque o Alcorão fala de igualdade humana nos seguintes termos: “Ó humanos, Nós os criamos de um macho e uma fêmea e os separamos em nações e tribos para que conhecessem uns aos outros. Verdadeiramente, o mais nobre entre vocês para Deus é o mais piedoso. Verdadeiramente, Deus é Onisciente (Alcorão, 49:13)”.

O Islã rejeita que certos indivíduos ou nações sejam favorecidos por conta de sua riqueza, poder ou raça. Deus criou os seres humanos como iguais que são para serem distinguidos uns dos outros apenas com base na sua fé e piedade.

*Gamal Oumairi é diretor religioso da Sociedade Beneficiente Muçulmana do Paraná 

Edição: Ednubia Ghisi