MÚSICA

Samba Brilha homenageia o jornal Brasil de Fato neste sábado (10), no Rio

Jornal foi escolhido para ser homenageado nesta edição por ser símbolo da imprensa popular carioca

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O Samba Brilha nasceu em 2006, a partir dos encontros entre militantes políticos, dirigentes sindicais, lideranças estudantis e artistas
O Samba Brilha nasceu em 2006, a partir dos encontros entre militantes políticos, dirigentes sindicais, lideranças estudantis e artistas - Divulgação

A edição deste mês do Samba Brilha tem como tema a liberdade de imprensa. Para relembrar esse direito, que garante o acesso à informação, a roda fará uma homenagem ao jornal Brasil de Fato. O samba acontece neste sábado (10), a partir das 16h, na Cinelândia. Além da música boa, o evento reúne barraca de caldos e cerveja gelada.

Segundo Marcelo Edmundo, um dos organizadores da roda, o Brasil de Fato foi escolhido para ser homenageado nesta edição por ser símbolo da imprensa popular carioca. “A gente conversou e achou interessante fazer essa referência. Nosso samba tem uma característica diferente, é marcado pela questão política. Todos os meses escolhemos um tema e fazemos a celebração”, explica.

O Samba Brilha nasceu em 2006, a partir dos encontros entre militantes políticos, dirigentes sindicais, lideranças estudantis, além de artistas, poetas, cantores e compositores. As reuniões aconteciam no Bar Escadinha, perto do Teatro Rival, na Cinelândia.

“Ao longo da história, a Cinelândia se tornou palco de manifestações culturais e também políticas. Por isso escolhemos que nosso samba também seria construído aqui”, acrescenta Marcelo Edmundo.

A roda de samba é parte do projeto Movimento de Resistência Cultural e em Defesa da Preservação da Cinelândia “O Samba Brilha” que, ao longo de sua trajetória, promove diversas atividades de resgate de diferentes manifestações artísticas, além de se engajar em movimentos que buscam garantir o uso dos espaços públicos pela população.

O Samba Brilha acontece todo segundo sábado do mês, sempre às 16h. O próximo encontro terá como tema o dia internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho.

 

SERVIÇO:

Samba Brilha

Sábado (10), a partir das 16h

Local: Bom Bar, que fica na rua Alcindo Guanabara, 15, na esquina com Álvaro Alvim, na Cinelândia, no Rio.

Edição: Vivian Virissimo