Orgânicos

Aplicativo mapeia feiras orgânicas pelo Brasil

Mapa de Feiras Orgânicas ajuda a encontrar alimentos sem veneno e agroecológicos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Aplicativo encurta o caminho do consumidor até o produtor e ajuda a colocar comida sem veneno na mesa de casa
Aplicativo encurta o caminho do consumidor até o produtor e ajuda a colocar comida sem veneno na mesa de casa - Reprodução

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Esse mercado bilionário faz com que em média, cada  brasileiro consuma cerca de sete litros de veneno por ano, segundo dados da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

Continua após publicidade

Por isso, cada vez mais as pessoas têm procurado uma alimentação saudável, com alimentos orgânicos e agroecológicos. 

Mas infelizmente nem sempre é fácil de encontrar, e quando se encontra no supermercado, o preço as vezes é de assustar.

Para ajudar nessa busca, em uma iniciativa da campanha Brasil Saudável e Sustentável, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) criou o aplicativo Mapa de Feiras Orgânicas.

O Mapa de Feiras Orgânicas é uma ferramenta de busca rápida, com objetivo de tornar os produtos orgânicos e agroecológicos mais acessíveis aos consumidores, fomentando assim uma alimentação saudável para os brasileiros.

O aplicativo, que é gratuito e está disponível para Android e iPhone, tem como objetivo propiciar melhores escolhas alimentares e encurtar o caminho do consumidor até o produtor.

Mapa mostra diversas feiras orgânicas e agroecológicas espalhadas pelo Brasil que já estão cadastradas no aplicativo.

Com ele é possível encontrar as feiras orgânicas que estão mais próximas de você através da geolocalização, ter acesso a receitas com alimentos regionais e de época, além de obter informações sobre os ingredientes. 

Ao proporcionar que se encontre feiras próximas, o aplicativo apresenta uma alternativa da compra direta com o produtor, diminuindo intermediários no processo, fator que ajuda a reduzir o preço, estimula a autonomia do produtor e valoriza a produção local de alimentos.

As informações sobre as feiras são cadastradas de forma colaborativa e você pode ajudar identificando e cadastrando novos locais através do site www.feirasorganicas.org.br.

E aí? Já conferiu as feiras orgânicas e agroecológicas perto de sua casa? Está esperando o que para colocar comida saudável e sem veneno na sua mesa?

Edição: Anelize Moreira