Temer

Plenário da Câmara se prepara para votação de denúncia contra Temer

Oposição segue na linha de esvaziamento do plenário para adiar a votação e favorecer luta contra o governo

Radioagência Brasil de Fato - Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Plenário da câmara na discussão do parecer contra Michel Temer
Plenário da câmara na discussão do parecer contra Michel Temer - Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

Nas horas que antecedem a votação da denúncia contra o presidente golpista Michel Temer, do PMDB, no plenário da Câmara Federal, os deputados se mobilizam em torno das suas bandeiras. Enquanto os governistas sustentam o discurso de defesa do peemedebista, a oposição segue na linha de se ausentar do plenário para que não haja quórum para votar a denúncia nesta quarta. 

Continua após publicidade

A estratégia da oposição é batalhar por mais votos contra Temer, para ter margem para uma possível vitória, enquanto o chefe do Executivo tende a ficar ainda mais enfraquecido diante das denúncias de corrupção e das pesquisas que atestam a enorme impopularidade. 

São necessários 342 parlamentares para iniciar a votação de fato. Temer precisa de apenas 172 votos para barrar a iniciativa. 

O número corresponde a dois terços do total de deputados. Se o governo angariar esse total, a denúncia é arquivada e Temer se livra do processo, embora deva sair mais fragilizado da votação, já que a base aliada está rachada. 

Por outro lado, se a oposição conseguir esse total de 342, a denúncia protocolada pelo Ministério Publico Federal terá prosseguimento e o peemedebista deve ser julgado pelos ministros do Supremo. 

Aqui nos bastidores o clima é de muita incerteza a respeito do placar. Hoje pela manhã os opositores fizeram um ato na Câmara para denunciar o escândalo da liberação excessiva de emendas feita por Michel Temer em troca de votos. 

O governo pode levar a votação, tendo em vista o jogo político feito nas últimas semanas para conquistar o voto dos aliados, mas a oposição tem feito um trabalho árduo no sentido de comprometer a imagem dos parlamentares que votarem a favor do presidente. 
 

Edição: Mauro Ramos