Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Cuidado

Artigo | Saúde é determinada pelas condições de vida

SUS oferece práticas integrativas e complementares

09.ago.2017 às 09h33
Belo Horizonte (MG)
José Geraldo Martins
Sentimentos positivos como alegria, amor, solidariedade, tranquilidade fortalecem o corpo e mantém a saúde

Sentimentos positivos como alegria, amor, solidariedade, tranquilidade fortalecem o corpo e mantém a saúde - Reprodução

Nossos antepassados usavam práticas populares de cuidados como os chás, as compressas, as rezas, massagens e outras terapias que faziam parte do seu cotidiano.
Os avanços e a democratização do acesso à medicina convencional aumentaram a expectativa e a qualidade de vida. A saúde, ou melhor, a doença, se transformou em um negócio muito lucrativo. Hoje se vende e se compra saúde de todas as formas, dos medicamentos, exames e alimentos “milagrosos” até os equipamentos e roupas “necessários” para atividades físicas. Ao mesmo tempo, os alimentos estão cada dia mais envenenados e menos saudáveis, vivemos num ambiente poluído e estressante, produzindo consumidores fiéis para a indústria da doença, e todo o esquema é mantido pela mídia.

Os cuidados de saúde entre pessoas demonstram carinho, preocupação e amorosidade, valores opostos ao que se pratica hoje na medicina convencional. Levam o paciente assumir a responsabilidade sobre a sua saúde, através da mudança de hábitos de vida, uso de terapias menos invasivas que tratam o indivíduo como um todo, não só como uma dor de cabeça ou uma gastrite por exemplo, como somos tratados normalmente. A saúde é determinada pelas condições de vida, alimentação, sono, trabalho, relações humanas e muito mais.

A medicina que “conserta” a máquina de produzir não cuida do Ser Humano integral, pois para isso seria necessário cuidar também das condições de vida e trabalho, considerar os anseios, sonhos e a realidade de cada um. As doenças começam antes de se manifestar como uma dor ou perda de função. Envolvem nossa postura mental, as emoções e atitudes diante da vida. Sentimentos negativos, como ódio, angústia, insegurança e falta de amor facilitam a instalação de doenças. Sentimentos positivos como alegria, amor, solidariedade, tranquilidade fortalecem o corpo e mantém a saúde.

As Práticas Integrativas e Complementares, conjunto de saberes tradicionais e fundamentados cientificamente são reconhecidas e regulamentadas no SUS. Elas tratam o Ser Humano na sua complexidade, consideram o seu meio e a sua vida para propor estratégias de promoção, manutenção e recuperação da saúde através de tratamentos de baixo custo, sem os efeitos colaterais das drogas vendidas às toneladas nas drogarias.

Convidam o indivíduo a se responsabilizar pela sua saúde, permitem maior interação social e estão disponíveis em centenas de Unidades de Saúde do SUS, aliviando o sofrimento e garantindo uma vida mais saudável para os seus praticantes. Procure se informar sobre a oferta de Práticas Integrativas na sua Unidade de Saúde, e conheça outra forma de cuidar da saúde.
 

*José Geraldo Martins é farmacêutico e militante da saúde.

Editado por: Frederico Santana
Tags: saúdesus
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Participação popular

Movimentos populares terão espaço inédito com líderes do Brics; ‘Momento histórico’, diz Stedile, que representa o Brasil

DECISÃO JUDICIAL

Justiça suspende resolução do governo de São Paulo sobre punição a professores temporários com mais de 5% de faltas

trégua no genocídio

Hamas segue sem resposta de Israel sobre cessar-fogo em Gaza; bombardeios mataram mais 35 palestinos neste sábado (5)

Tradição

A festa não acaba no São João: ritos tradicionais duram o ano inteiro no Maranhão

É DIA DE ROCK, BEBÊ

Festival de rock agita o Agreste a partir deste sábado (5), com eventos ao longo de todo o mês

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.