Alimentação

APEOESP e professores protestam contra Doria por racionamento de merenda em São Paulo

Manifestação será nesta quarta em frente à Prefeitura; Tucano declarou que cortes são para "combater obesidade infantil"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Governador Geraldo Alckmin (PSDB) teve membros de sua equipe envolvidos em suposto esquema de fraude na merenda
Governador Geraldo Alckmin (PSDB) teve membros de sua equipe envolvidos em suposto esquema de fraude na merenda - Flickr/Agência Brasília

Professores da rede municipal de ensino de São Paulo e o Sindicato dos Professores do Estado (Apeoesp) vão realizar, nesta quarta-feira (23), uma manifestação contra o racionamento de merenda instituído pelo prefeito João Dória (PSDB).

A denúncia de que estudantes de uma escola da rede municipal de ensino estavam tendo as mãos marcadas à caneta para que não repetissem a merenda, servida nos intervalos das aulas, veio à tona na última semana.

Em sua página no Facebook, Doria afirmou que a medida tem como objetivo combater a obesidade infantil e que o racionamento é apenas de alimentos que fazem mal à saúde.

A professora da rede pública e uma das diretoras da APEOESP Marcella Campos também denunciou, em um vídeo publicado nas redes sociais, que funcionários chegaram a comprar comida para dar aos alunos por falta de repasse da Prefeitura.

Diante desse cenário, professores fizeram reunião no dia 19 de agosto para debater a crise na merenda escolar e convocaram o ato desta quarta-feira. O protesto reúne funcionários da rede municipal, mães e pais de alunos e vai começar às 16h desta quarta-feira, em frente à Prefeitura, que fica no Viaduto do Chá, centro de São Paulo.

Edição: Vanessa Martina Silva | Camila Salmazio