Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Vizinhos

Com 5 milhões de colombianos no território, Venezuela firma compromisso com migrantes

Em visita à região fronteriza entre Venezuela e Colômbia, Arreaza defendeu a boa relação entre a população dos dois país

01.fev.2020 às 18h40
Táchira (Venezuela)
Fania Rodrigues
Encontro entre chanceler venezuelano e migrantes colombianos, muitos dos quais refugiados

Encontro entre chanceler venezuelano e migrantes colombianos, muitos dos quais refugiados - Fania Rodrigues/Brasil de Fato

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, realizou um encontro com a comunidade colombiana que vive em território venezuelano. O evento, que aconteceu no estado de Táchira, região andina que faz fronteira com a Colômbia, tinha como objetivo reafirmar o compromisso social do governo venezuelano com os mais de 5 milhões de colombianos que saíram de seu país fugindo da guerra civil, da perseguição política, da violência do paramilitarismo e das condições sociais degradantes.

No momento em que muitos venezuelanos cruzam a fronteira em busca de novas oportunidades para superar a crise econômica, os cidadãos colombianos que vivem em Táchira relatam como foram recebidos em solo venezuelano nos últimos 15 anos.

"Aqui fomos muito bem recebidos pelo governo e pelo povo da Venezuela. Tivemos oportunidades, estudamos, conquistamos a casa própria e vivemos em condições melhores", afirma a professora Marlene Iralda. Ela conta que quando chegou ao país tinha apenas a quarta série primária e, hoje, depois de terminar os estudos, trabalha em um programa de formação profissional.

O músico German Vive, integrante do Movimento pela Paz na Colômbia, mora na Venezuela há 15 anos. Ele cruzou a fronteira fugindo da perseguição política. "A Colômbia é o país em que defensores dos Direitos Humanos mais morrem. Por ser de esquerda, também sofri perseguição política e tive sair do país", relata o colombiano.

Histórias de superação como a dele e a de Marlene não faltam no município de García de Hevia, em Táchira. Nessa região, 45% da população é conformada por colombianos, segundo dados da prefeitura local. Na Venezuela, os colombianos têm acesso a todos os programas sociais do governo. 

Durante o encontro, o ministro Jorge Arreaza destacou que embora a relação com o governo colombiano esteja estremecida, a relação entre os cidadãos colombianos e venezuelanos é a melhor possível. "Estamos destinados a sermos povos irmãos. Formamos parte da mesma pátria de Bolívar. Os colombianos nunca foram maltratados aqui e nunca foram utilizados como instrumento de guerra contra o governo colombiano. Nós estamos sempre buscando o diálogo com o governo da Colômbia", afirmou o chanceler, em resposta às sucessivas críticas feitas pelo governo do presidente Juan Manuel Santos ao país vizinho.

Além disso, na última semana, o embaixador dos EUA na Colômbia, Kevin Whitaker, afirmou que teme uma "aventura militar por parte dos venezuelanos contra seus vizinhos". A declaração do diplomata estadunidense foi repudiada por Arreaza: "Isso é um absurdo, é uma provocação, mas nós não vamos cair em provocação. Sempre buscamos ter uma relação de respeito com o governo colombiano".

Na entrevista concedida ao jornal colombiano El Espectador, o embaixador dos EUA defendeu sanções ainda mais duras contra a Venezuela. Ele afirmou que outros países, assim como os EUA, devem aplicar o bloqueio internacional e suspender as relações comerciais com a Venezuela.

Editado por: Vivian Fernandes
Tags: colômbiaconflitorefugiadosvenezuela
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Mobilização

Prisão de Cristina Kirchner pode reacender unidade no peronismo, avalia jornalista argentina

JÁ PODE PEDIR MÚSICA

Governo Federal fracassa em 3ª tentativa de leiloar área próxima a Fernando de Noronha para exploração de petróleo

GUERRA ECONÔMICA

Guerra entre Irã e Israel pode ter impacto direto no mercado do petróleo global

DitaduraA Advocacia-

AGU assinará acordo para indenizar família de Vladimir Herzog

Risco ambiental

Geógrafo denuncia ‘estratégia sorrateira’ do leilão da ANP para exploração de petróleo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.