Investigação

Argentina: novo depoimento rejeita alegação de que Santiago Maldonado morreu afogado

Jovem mapuche que estava junto com Santiago Maldonado no momento de seu desaparecimento desmente versão da polícia

|
Ativistas argentinos exigem que Maldonado apareça vivo
Ativistas argentinos exigem que Maldonado apareça vivo - Reprodução

Santiago Maldonado (28) foi visto pela última vez no dia 01 de agosto em Cushamen, província de Chubut. Maldonado participava de ação junto aos mapuches (povo indígena argentino e chileno) quando a polícia, sem mandato, reprimiu violentamente a manifestação. A hipótese levantada pela polícia era a de que Maldonado poderia ter morrido afogado ao tentar atravessar o rio Chubut.

No entanto, uma nova testemunha desmente a versão. Um membro da comunidade contou que Santiago entrou no rio para tentar fugir da violência policial, mas não conseguiu atravessar à nado, voltando para a costa. Ele foi visto pelos policiais “e três deles desceram ao arbusto em que estava Santiago”.

Ainda segundo o relato, Maldonado foi levado a golpes para a parte de cima do barranco, onde estavam os outros policiais. Ele foi colocado em uma caminhonete “e essa foi a última vez que o vi”.

O novo testemunho será levado ao Comitê Interamericano de Direitos Humanos, organização que já havia se posicionado pedindo que o governo argentino investigue o paradeiro de Maldonado. 

Edição: Opera Mundi