Aborto

Ativistas realizam Virada Feminista contra ofensiva conservadora e a favor do aborto

Ativismo 24h online, nos dias 26 e 27 de setembro, e atos de rua por capitais brasileiras, no dia 28, marcam ação

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
 Movimentos de mulheres do Distrito Federal realizam ato unificado pelo Dia Internacional da Mulher, em março deste ano
Movimentos de mulheres do Distrito Federal realizam ato unificado pelo Dia Internacional da Mulher, em março deste ano - Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Virada Feminista 2017 está articulando feministas online e nas ruas, por todo o Brasil. Elas se mobilizam contra a criminalização do aborto e da ofensiva conservadora, que vem avançando com as Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) 29 e 181, ambas de 2015, que visam impedir a interrupção da gravidez, inclusive nos casos já permitidos por lei no Brasil.

Nos primeiros minutos do dia 26 de setembro, diversas ações online, ininterruptas, com falas de especialistas, coletivos e organizações envolvendo a descriminalização do aborto tomaram as redes e iniciaram oficialmente a programação da segunda edição do evento.

Entidades como SOS Corpo, Grupo Curumim, Think Olga, Ativismo de Sofá, Blogueiras Feministas, Católicas pelo Direito de Decidir, Rede Feminista de Juristas, Catarinas, ANIS - instituto de bioética, Instituto Patrícia Galvão e muitas outras encerrarão suas falas nesta quarta-feira (27), finalizando a programação online.

No dia 28, Dia Latino-Americano e Caribenho pela Legalização do Aborto, as atividades tomam as ruas, com mobilizações articuladas no Rio de Janeiro, em Recife e outras capitais brasileiras.  

As ações estão sendo realizadas desde agosto deste ano, com o chamado "Alerta Feminista", que proporcionou debates com especialistas como Djamila Ribeiro, Joice Berth, Lúcia Xavier, mulheres do Intervozes, Karina Buhr, Elisa Lucinda e Maria Betânia Ávila sobre os "ataques de setores ultraconservadores ao direito da cidadania plena das mulheres", como diz a convocatória do evento.

Acompanhe aqui a programação da virada online e o link para o chamado às ruas:

Link para a Virada pela Legalização do Aborto

Link para o chamado às ruas

Edição: Vanessa Martina Silva