Rio de Janeiro

PATRIMÔNIO PÚBLICO

Lula vai participar de ato em defesa da soberania nacional no Rio de Janeiro

Organizadores esperam mais de 20 mil pessoas em ato no Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Marcha em defesa do patrimônio e da soberania nacional contará com a presença do ex-presidente Lula
Marcha em defesa do patrimônio e da soberania nacional contará com a presença do ex-presidente Lula - Paulo Pinto / AGPT

Na próxima terça-feira (3), o centro do Rio de Janeiro será palco de uma grande marcha em defesa do patrimônio e da soberania nacional. O ato está sendo organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e pela Frente Brasil Popular (FBP) e contará com a presença do ex-presidente Lula.  

A marcha ocorre num dia simbólico para a Petrobras. A empresa completa, no dia 3 de outubro, 64 anos de existência. Apesar do aniversário, não há o que comemorar. Desde a chegada de Michel Temer à presidência, a empresa que em 2010 chegou a ser a quarta maior do mundo, sofre um intenso processo de desmonte. Para o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Zé Maria, o ato será uma oportunidade de dialogar com a população sobre a importância das empresas públicas para a economia brasileira.  

“O objetivo central é chamar a atenção para o desmonte que está sendo feito no Estado. O Estado brasileiro não investe mais. Esse é o pior comprometimento de investimento do Estado nos últimos dez anos. Além disso, queremos lembrar a importância das empresas estatais para um país, principalmente neste momento de desemprego, desaquecimento da economia e recessão,” afirma o coordenador da FUP. 

A FUP representa cerca de 100 mil trabalhadores do setor do petróleo no Brasil. Além dela, outra categoria que está mobilizada para a marcha são os moedeiros. A Casa da Moeda do Brasil está entre as 57 empresas disponibilizadas para concessão ou desestatização pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Para o presidente do Sindicato Nacional dos Moedeiros, Aluizio Juninor, a instituição não tem dado prejuízo, muito pelo contrário.  

“A Casa da Moeda saiu de um faturamento bruto de mais 300 milhões em 2003 para em 2013 um faturamento de 2 bilhões e 900 milhões de reais e com a lucratividade de 780 milhões. Não tem sentido dizer que dá prejuízo. O dinheiro em espécie tem alto uso, apesar dos meios eletrônicos de pagamento. E aqui no Brasil, nós temos mais de 30% da população que não tem conta bancária e utiliza o dinheiro em espécie como forma de fazer o escambo,” destaca Junior. 

A concentração para a marcha em defesa da Soberania Nacional está marcada para a próxima terça-feira (3/10), às onze horas da manhã em frente ao prédio da Eletrobras, localizado na Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio. Os manifestantes seguirão em caminhada até a Petrobras. A expectativa da organização é que o ato reúna mais de 20 mil pessoas. 

Edição: Vivian Virissimo