Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Soberania nacional

PR: Petroleiros realizam ato em defesa da Petrobras na Assembleia Legislativa

A venda da Fafen, em Araucária, e a desativação da Usina do Xisto, em São Mateus do Sul, ameaçam a economia das cidades

16.nov.2017 às 07h49
de Curitiba (PR)
Carolina Goetten
A desativação da Usina de Xisto e a venda da Araucária Nitrogenados podem levar mais de cinco mil pessoas à fila do desemprego

A desativação da Usina de Xisto e a venda da Araucária Nitrogenados podem levar mais de cinco mil pessoas à fila do desemprego - Pedro de Oliveira/Alep

Trabalhadores do setor petroquímico e petroleiro promoveram, nesta terça-feira (14), um ato em defesa da Petrobras e de seus investimentos no estado do Paraná. Realizada na Assembleia Legislativa, a mobilização alertou para o risco de venda da fábrica Araucária Nitrogenados (Fafen), e a desativação da Usina de Xisto de São Mateus do Sul. Os presentes também discutiram a importância da Petrobras para a economia e a sociedade paranaense.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Petroquímica do Paraná (Sindiquímica-PR), Gerson Castellano, diz que as ameaças são uma afronta à democracia e ao Estado brasileiro.

“A Fafen, em Araucária, produz fertilizantes e nitrogenados, que têm uma função muito nobre: produzir amônia e ureia. Nossa indústria farmacêutica depende dessa produção”, avaliou.

No Brasil, 76% dos fertilizantes consumidos vêm a partir da importação de multinacionais como a Bunge e a Cargill; apenas 24% é fabricado internamente. “Privatizar a Fafen, que já foi sucateada pelo governo Temer, é uma ameaça à soberania do país nesse setor, à população de Araucária e aos trabalhadores da unidade”, afirmou Castellano, no ato.

Privatizar a Fafen, que já foi sucateada pelo governo Temer, é uma ameaça à soberania do país nesse setor, à população de Araucária e aos trabalhadores da unidade – Gerson Castellano

A proposição do ato na Alep partiu do deputado Tadeu Veneri (PT). “Defender a Petrobras é defender o Brasil e isso é uma tarefa de toda a nossa geração. Por ela, vamos lutar por todas as vias possíveis”, disse o parlamentar.

Estatais em risco

Uma das empresas ameaçadas, a Usina de Xisto de São Mateus do Sul, é capaz de processar mais de cinco mil toneladas de xisto pirobetuminoso por dia – matéria-prima para produtos como gás combustível e enxofre. As finanças do município dependem diretamente da arrecadação de impostos gerados pela usina.

“Ela representa muito para a região do Paraná e tem plenas condições de ser viável economicamente. Basta a vontade política”, propôs o presidente do Sindipetro-SC, Mário Dal Zot. A usina mais de mil funcionários da região, entre contratos próprios e terceirizados, e é responsável por cerca de 50% de toda a arrecadação de São Mateus do Sul.

A usina tem plenas condições de ser viável economicamente. Basta a vontade política – Mário Dal Zot

A Fafen, por sua vez, foi privatizada e voltou a integrar a rede Petrobras em junho de 2013, quando recebeu investimentos de R$ 240 milhões. Hoje, segundo Castellano, a unidade enfrenta o sucateamento imposto pelo Governo Federal: em cinco anos, a fábrica reduziu seu quadro de trabalhadores à metade e negligenciou equipamentos de segurança, quando começaram a ocorrer acidentes de trabalho. Dal Zot argumentou que a possível desativação da Usina de Xisto e a venda da Araucária Nitrogenados podem levar mais de cinco mil pessoas à fila do desemprego.

Também participaram do ato o coordenador da Federação Única dos Petroleiros, José Maria Rangel; a técnica de Manutenção Plena da Petrobras, Rosângela Maria; o membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, Robson Formica; e o membro do Coletivo Nacional da Plataforma Operária e Camponesa da Energia, João Antonio de Moraes.

Editado por: Ednubia Ghisi

Veja mais

LUTA DOCENTE

Professores da Paraíba paralisam atividades contra reforma administrativa nos dias 10 e 11 de setembro

CULTURA POLÍTICA

Criador do gesto ‘L’ de Lula promove palestra em Foz do Iguaçu e relembra raízes no Paraná

Internacionalismo

Movimentos populares do Brasil prestam solidariedade à Venezuela contra ameaças dos EUA

caso grave

Trem da Linha 4-Amarela descarrila e se parte em SP; ‘privatização é risco’, aponta metroviário

Imperialismo

Secretário de Guerra dos EUA vai a Porto Rico em meio a tensão com Venezuela

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • Rússia
    • EUA
    • Cuba
    • Venezuela
    • China
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.