Privatização

Parlamentares lançam frente em SP e denunciam violações à soberania nacional

Atividade reuniu sindicatos, movimentos populares e partidos políticos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Movimentos populares, sindicatos e entidades se reúnem na Faculdade de Direito de São Paulo para lançamento da Frente
Movimentos populares, sindicatos e entidades se reúnem na Faculdade de Direito de São Paulo para lançamento da Frente - Norma Odara

A importância da autonomia do poder político e de decisão dentro do território nacional, bem como críticas às medidas de retrocesso do governo golpista de Michel Temer (PMDB), foram os temas centrais da atividade de lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, nesta quinta-feira (23), em São Paulo (SP).

Estiveram presentes integrantes de movimentos populares, sindicatos e entidades da Frente Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular; parlamentares, como o senador Roberto Requião (PMDB-PA), além do escritor Raduan Nassar e estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Em sua participação, Patrus Ananias, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e também secretário da Frente, elencou algumas das medidas que visam ferir a soberania do país. "Nós estamos vendo a entrega do Brasil, entrega das nossas riquezas, da nossa soberania, a entrega do pré-sal e, agora, a entrega do setor elétrico e, com ele, as águas", disse.

Ao Brasil de Fato, Raimundo Bonfim, coordenador Central dos Movimentos Populares (CMP), falou sobre a importância da iniciativa diante deste período de retrocessos após o golpe contra a presidenta Dilma Roussef. "É fundamental essa iniciativa no momento da conjuntura brasileira porque o golpe, por mais que a mídia atribua seu motivo à corrupção, na verdade, seu motivo foi justamente porque o capitalismo precisava retomar a taxa de lucro", disse.

Já Carmem Silva, da Frente de Luta por Moradia (FLM), lembrou da importância da união de diversos grupos da esquerda para enfrentar a perda de direitos. "A nossa diversidade é que vai dar união neste país, indiferente de instituições, partido político, do que você representa", pontuou.

Além de São Paulo, a frente parlamentar já foi lançada nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais, além do Distrito Federal. Nas próximas semanas os parlamentares devem realizar atividades nas cidades de Florianópolis (SC) e de Natal (RS).

Edição: Simone Freire