FORMAÇÃO

Curso Realidade Brasileira forma turma em Chapecó (SC)

É a primeira turma de especialização para educandos graduados e em extensão para não graduados

Chapecó (SC) |
O curso Realidade Brasileira tem como objetivo a construção de alianças no campo e na cidade
O curso Realidade Brasileira tem como objetivo a construção de alianças no campo e na cidade - Divulgação

Em clima de festa, luta e conquista, militantes dos movimentos sociais, sindical e pastorais sociais realizaram a formatura da 4ª turma do curso “Realidade Brasileira”. O ato de encerramento do curso de pós-graduação lato sensu e de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Educação do Campo aconteceu no dia 25 de novembro.

A quarta turma do curso teve início ainda em 2015, na sede da UFFS, no campus Chapecó (SC). O curso foi realizado em parceira com a UFFS e Fundo Nacional de Solidariedade - Cáritas.

“Esta turma do Curso Realidade Brasileira é a primeira no Brasil com o foco em especialização para os educandos graduados e em extensão para os não graduados”, afirma Ernesto Puhl, integrante do MST, um dos organizadores do curso.

Curso acontece em vários estados do país

O curso Realidade Brasileira tem como objetivo a construção de alianças no campo e na cidade, bem como a formação para interpretar a realidade brasileira. Acontece em diversos estados do país, caso de Pernambuco, neste momento.

A programação do ato da formatura teve início com a mística de abertura, que resgatou a forma como a classe trabalhadora se apropria do conhecimento enquanto ferramenta de luta.

“É um momento desafiador e histórico para a classe trabalhadora brasileira. Diante desta realidade, é fundamental nos comprometermos com a luta e a construção de bandeiras que unificam a classe trabalhadora em defesa da democracia, da soberania, dos nossos direitos sociais, das reformas estruturantes e da construção de um projeto democrático e popular”, enfatiza Puhl.


 

Edição: Pedro Carrano