Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Rio de Janeiro - 16/12/2017

PEC que garante mais recursos para universidades estaduais e ameças à saúde mental no SUS são destaques da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Programa vai ao aos sábados, às 9 horas, pela Rádio Fluminense 540 AM, com reprise aos domingos, no mesmo horário
Programa vai ao aos sábados, às 9 horas, pela Rádio Fluminense 540 AM, com reprise aos domingos, no mesmo horário - Arte: Gabi Lucena | BdF

Esta edição do programa Brasil de Fato no Rio destaca mais uma mobilização em torno de mais recursos para as universidades estaduais fluminenses. Como a explica a reportagem de Mariana Pitasse, uma proposta de emenda à constituição costurada com os servidores das universidades, deve ser votado na assembleia legislativa do Rio (Alerj) na próxima terça-feira (19) e pode garantir o pagamento de um valor fixo mensal, dando mais previsibilidade para a manutenção das ações das três universidades (Uerj, Uezo e Uenf) sob administração do governo estadual.

No quadro Repórter Sus, um alerta sobre as alterações que o Ministério da Saúde pretende fazer na política de saúde mental, destinando mais recursos para os hospitais psiquiátricos. A medida, como alerta a pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), Pilar Belmonte, caminha na contramão das conquistas da reforma psiquiátrica, que tem como norte exatamente menos internação e uma assistência integral à saúde.

O programa traz também uma homenagem às mulheres do forró em uma entrevista com a cantora carioca Mariana Melo, que tem encantado o público com o seu Tributo à Rainha do Xaxado Marinês.

E ainda em comemoração ao Dia da Economia Solidária, uma reportagem mostra como as mulheres mães têm se organizado em torno de novas formas de trabalho e consumo. E o incentivo para o consumo sustentável neste natal, por meio das feiras e circuitos, adquirindo direto dos produtores.

No quadro Ouvir Estrelas, a astróloga Ana Lúcia Vaz fala sobre os desafios e potencialidades para quem é do signo de Áries. E no Dicas Mastigadas, um delicioso creme de milho.

O programa vai ao ar todos os sábados, às 9h, com reprise aos domingos, no mesmo horário, pela rádio Fluminense 540 AM, e pode ser ouvido também em tempo real pela internet.

Ouça, compartilhe e participe!

Edição: Redação RJ