Rádio

Ouça o programa Brasil de Fato - Edição Rio de Janeiro - 23/12/17

Edição destaca as contradições das políticas do estado que deixam fluminenses com natal minguado

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Programa vai ao aos sábados, às 9 horas, pela Rádio Fluminense 540 AM, com reprise aos domingos, no mesmo horário
Programa vai ao aos sábados, às 9 horas, pela Rádio Fluminense 540 AM, com reprise aos domingos, no mesmo horário - Arte: Gabi Lucena | BdF

O programa deste sábado traz a inauguração do campo de futebol Dr. Sócrates Brasileiro, da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), centro de educação e formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Localizado em Guararema, a 80 km de São Paulo e construído coletivamente, o campo homenageia o jogador Sócrates, figura importante dentro e fora dos gramados devido a militância política.

Esta edição também traz uma entrevista com o Padre Henrique Moura, membro do Instituto de Direitos Humanos, que fala sobre os símbolos presentes no Natal como o local de nascimento do menino Jesus, um estábulo em meio aos pobres e aos animais. Ele também destaca a figura do filho de Deus como um revolucionário sem-teto. 

No Rio, o natal minguado dos cariocas e fluminenses diante da crise política e social provocada no estado. Daniel Souza, da organização Ação da Cidadania, fala sobre como a corrupção do PMDB tem um alto custo para a população.

Apesar das dificuldades, esta edição traz também uma reportagem sobre uma conquista recente do povo carioca: a volta dos cobradores aos ônibus da cidade. E mostra ainda a capacidade de resistência, com uma reportagem sobre a articulação de parlamentares e movimentos sociais do Rio para continuar lutando para barrar a Reforma da Previdência.

No quadro Repórter SUS, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Santos, denuncia a votação a toque de caixa na comissão de educação da Câmara dos Deputados, que referenda  graduações à distância na área da saúde. Ele alerta que para aprender a cuidar das pessoas, os profissionais de saúde precisam de formação presencial.

E por falar em cuidado com as pessoas, esta edição mostra como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) tem levado alimentos saudáveis para a mesa das trabalhadores e trabalhadores do campo e da cidade na campanha Natal sem Veneno.

O programa traz ainda a primeira reportagem da série Paraty: povos em resistência, sobre como as comunidades tradicionais do município da costa verde fluminense tem se articulado para evitar a perda de seus territórios e culturas. A série foi produzida pelo Canal Internacional Telesul.

O programa vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, com reprise aos domingos no mesmo horário, pela rádio Fluminense 540 AM.

Ouça, compartilhe e participe!

Edição: Redação RJ