NO AR

Ouça os programas de rádio BdF deste fim de semana: SP, PE, MG, RJ e PR

Últimas edições do ano relembram as lutas de 2017 e apontam perspectivas para 2018

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Edições vão ao ar no sábado, com reprise aos domingos
Edições vão ao ar no sábado, com reprise aos domingos - Gabi Luceba / BdF

Os programas de rádio de MG, RJ, PR, PE e SP e Sorocaba desse sábado (30) trazem uma retrospectiva do que aconteceu no país em 2017. Relembre os reflexos das medidas adotadas pelo governo golpista de Michel Temer, entre elas a reforma trabalhista, considerada o maior retrocesso dos últimos tempos, e a reforma da Previdência.

Recordamos um ano do golpe contra a democracia, que teve como resposta muita luta dos de movimentos populares contra os desmontes aos direitos, contra o ódio, o racismo e a violência contra as mulheres. Além disso, especialistas apontam as perspectivas da economia para o ano de 2018.

Continua após publicidade

Em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Sorocaba você vai conferir também uma reportagem sobre as principais preocupações da população. João Pedro Stedile, um dos dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), analisa que a "campanha eleitoral de 2018 será uma verdadeira luta de classes". O movimento vai reunir as bases da militância para o Congresso Nacional do Povo, que discutirá o projeto de nação almejado.

Continua após publicidade

Você confere como foi a primeira partida de futebol na inauguração do campo Dr. Sócrates Brasileiro, no último sábado (23), em Guararema, interior de São Paulo. O jogo foi entre amigos de Chico Buarque e Lula, contra os veteranos do MST.

Continua após publicidade

E o programa traz ainda um balanço da operação Lava Jato feito pelo jornalista Daniel Giovanaz, direto de Curitiba, apontando que a operação teve mais derrotas do que vitórias nesse ano. 

Já na coluna de Mouzar Benedito, as expectativas do ano novo  e as previsões para 2018 num causo engraçado.

No quadro Alimento é Saúde você conhecerá os benefícios da lentilha, prato bastante consumido na ceia da virada do ano.

E para quem estava esperando ansioso, tem o último e emocionante capítulo da Radionovela Rosa Luxemburgo. No capítulo 10, a Revolução Alemã é violentamente reprimida pelo governo socialdemocrata. Rosa é capturada e assassinada. Seu enterro se torna uma poderosa manifestação. No canal onde seu corpo foi jogado, aparecem flores vermelhas.

O último programa do ano do Rio de Janeiro faz um balanço de 2017, especialmente em relação a crise política e social do Estado. Nívea Regina da Silva, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é a convidada. Ela comenta o alto índice de desemprego que atingiu duramente os trabalhadores na capital e no interior e a necessidade de intensificar o trabalho de base no ano de 2018 para fortalecer a luta contra os retrocessos.

Esta edição traz também o drama vivido em 2017 pela educação no estado, mas destaca uma conquista dos trabalhadores organizados já no finalzinho do ano: a aprovação da emenda constitucional (PEC) que garante um pagamento mensal do orçamento da União às universidades públicas estaduais.

O deputado estadual do Psol, Flávio Serafini, da comissão de educação da ALERJ, comenta como a medida vai ajudar as três universidades do Estado, que passaram o ano à míngua, a começarem a se reorganizar. Ele fala também sobre o projeto de lei (PL) que impede o fechamento arbitrário das escolas públicas, que deveria ter sido votado neste final de ano, o que não aconteceu devido ao esvaziamento da Assembléia Legislativa.

Os ouvintes vão poder relembrar também de alguns dos melhores momentos do programa, que estreou em novembro na capital fluminense. Esta edição traz ainda a segunda reportagem da série Paraty: povos em resistência, produzida pelo canal internacional Telesul, que conta a luta dos povos tradicionais do município da costa verde fluminense para manter seus territórios e suas culturas.

Em Pernambuco, o destaque é para a entrevista com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Pernambuco, Henrique Gomes. Na conversa, os cenários da economia e da política no país e no estado de Pernambuco serão discutidas, além das questões específicas da categoria.

Tem comentário esportivo com a retrospectiva do times da capital pernambucana em 2017. A festa de réveillon do Recife e também a do Estelita, puxada pelo movimento Ocupe Estelita, animarão a cidade!

No programa de Minas Gerais você acompanhará uma conversa com o mestre de capoeira de angola e de dança afro-brasileira, João Bosco Alves da Silva, conhecido como João Angoleiro, que aborda o descaso enfrentado por membros da cultura popular.

Além disso, a entrevista destaca a resistência que João promove, junto a grupos tradicionais, para manutenção e disseminação da cultura popular. Ele fundou, em 1993, a Associação Cultural Eu sou Angoleiro e também foi precursor da companhia primitiva de arte negra, onde atuou como bailarino, intérprete, pesquisador e coreógrafo.

Na educação, a Prefeitura de Belo Horizonte quer implementar novos horários de funcionamento nas unidades de educação infantil em 2018, mas pais e professores protestam contra alterações. A reclamação é de que a proposta aumenta as vagas nas UMEIS, mas diminui o horário de atendimento dos alunos. 

Continua após publicidade

A sintonia do programa em São Paulo é na Rádio 9 de Julho (1600 AM), às 12h20, com reprise aos domingos às 7h. Os pernambucanos ouvem o programa na Rádio Clube (720 AM) aos sábados às 7h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Na Rádio Autêntica (106,7 FM), em Belo Horizonte, a edição é veiculada a partir das 11h de sábado, com reprise no domingo às 7h. No Rio de Janeiro, a sintonia é na Rádio Fluminense (540 AM), todo sábado, às 9h, com reprise aos domingos no mesmo horário.

Em Sorocaba, na Rádio Super (87,5 FM), o programa vai ao ar sábado às 12h, com reprise aos domingos no mesmo horário. No Paraná, você ouve aos sábados na Rádio Pioneira 91,3 FM às 7h; na Rádio Princesa 87,9 FM às 10h. A Rádio Princesa 87,9 FM reprisa o programa aos domingos no mesmo horário. Os programas também estão disponíveis na Radioagência Brasil de Fato.

Ouça as edições que foram ao ar no dia 30 de dezembro: 

Pernambuco

 

Rio de Janeiro

 

São Paulo

 

Sorocaba/SP

 

Paraná

 

Continua após publicidade

Minas Gerais

Continua após publicidade

Edição: Beatriz Buschel