Caso Tríplex

Frente Brasil Popular divulga calendário de atos em defesa de Lula em Porto Alegre

Caravanas levarão militantes de todo país para capital gaúcha, onde ocorrerá o julgamento em segunda instância de Lula

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Apoiadores recebem Lula durante a Caravana Lula pelo Nordeste
Apoiadores recebem Lula durante a Caravana Lula pelo Nordeste - Júlia Dolce

A Frente Brasil Popular (FPB), que reúne dezenas de movimentos populares e centrais sindicais pela democracia no país, divulgou, nesta semana, um calendário de mobilizações e lutas em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No próximo dia 24, Lula será julgado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de Porto Alegre (RS), no âmbito da Operação Lava Jato.

Durante toda a semana do julgamento, milhares de pessoas irão se mobilizar em uma Jornada de Lutas contra a prisão do ex-presidente. A FBP acredita que o processo contra Lula configura uma perseguição política com o objetivo de barrar sua candidatura para as eleições deste ano. A principal palavra de ordem da jornada é "Eleição sem Lula, é fraude!".

A FBP é responsável pela organização das atividades da jornada. No dia 22 de janeiro, haverá uma Conferência Internacional dos Partidos de Esquerda e um grande ato com Juristas em Defesa da Democracia. No dia 23, às 9h, acontece a Plenária das Mulheres pela Democracia com Dilma. À tarde, haverá a abertura do Fórum Social Mundial na Assembleia Legislativa do RS, e uma concentração para uma grande marcha, que sairá da Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre. Já no dia do julgamento será realizada uma vigília.

O transporte dos militantes acontecerá por meio de caravanas: ônibus fretados de acordo com a quantidade de pessoas que partirão de cada estado. As pessoas interessadas em participar das caravanas devem participar de plenárias da FBP em seu respectivo estado, entrando em contato com as lideranças da Frente.

Além disso, a FBP está organizando mobilizações nas próprias capitais dos estados, por meio de atos políticos, aulas públicas com juristas e vigílias, com o objetivo de pressionar o judiciário a inocentar o ex-presidente Lula.

Nos dias que antecedem o julgamento haverá também a distribuição do tabloide especial do Brasil de Fato, um jornal com 12 páginas tratando da temática da luta pela democracia no país. De acordo com o documento da FBP, a distribuição do jornal faz parte do "desenvolvimento de várias iniciativas de diálogo com a sociedade".

Para viabilizar a estrutura da Jornada de Lutas, a FBP está organizando uma vaquinha, que pode ser acessada neste link. As demais informações sobre as atividades estão reunidas no site http://comlulaempoa.com.br/ .

Edição: Vanessa Martina Silva