NORDESTÃO

Quem joga a Copa do Nordeste em 2018?

A vaga está sendo disputada entre Náutico e Itabaiana

Recife (PE) |
Náutico e o Itabaiana, de Sergipe, se enfrentam neste domingo (13), às 16h, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
Náutico e o Itabaiana, de Sergipe, se enfrentam neste domingo (13), às 16h, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. - Léo Lemos

Restam apenas duas vagas em aberto na Copa do Nordeste, mais conhecida como Nordestão. É para garantir uma delas que o Náutico e o Itabaiana, de Sergipe, se enfrentam neste domingo (13), às 16h, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Este será o segundo jogo da decisão para ver quem ocupa a vaga do grupo C do campeonato, onde já estão classificados o Bahia, o Botafogo (PB) e o Altos (PI). A outra está sendo disputada entre Treze e Cordino, que empataram em 0x0 no jogo de ida, em Imperatriz, no Maranhão.

Continua após publicidade

Em um jogo de poucas emoções, na segunda-feira (08), Náutico e Itabaiana acirraram ainda mais a decisão para o segundo jogo, com o empate de 0x0 no estádio Etelvino Mendonça, em Sergipe. O que deixa um cenário vantajoso para o Tremendão, que confirma a vaga com qualquer empate com gols na casa do adversário. Se o placar do primeiro jogo se repetir, a decisão vai para os pênaltis. Além de ser um campeonato importante para os times nordestinos, desde a preliminar cada clube recebe R$ 250 mil. Quem ficar com a vaga na fase de grupos recebe mais R$ 500 mil, além de mais três jogos como mandante e mais chance de fazer caixa.

Até o ano passado, o campeonato era composto por dois times representantes de cada estado da região. Só Bahia e Pernambuco que eram três vagas para cada. Em 2018, as regras mudam e só garantem participação direta na fase de grupo apenas os campeões estaduais - Bahia, Pernambuco e Ceará, federações melhores ranqueadas, emplacam também os seus vices. Quem não tem vaga automática pela classificação, disputa o pré-Nordestão, formado pelos vice-campeões de seis estados e os terceiros colocados do Campeonato Pernambucano e Baiano.

A Copa do Nordeste só teve 14 edições oficiais entre 1994 e 2017. O alvirrubro da capital pernambucana está prestes a ir para a sua décima participação – porque herdou a vaga, após a desistência do Sport - mas até agora não tem nenhum título. Já o Itabaiana está na disputa por ter sido vice-campeão sergipano em 2017. Outros dois clubes conterrâneos do Náutico e do Itabaiana já estão classificados para o grupo A.São eles Santa Cruz (PE) e Confiança (SE), que jogam contra o CRB (AL) e o Treze (PB) ou o Cordino (MA) - que também disputam vaga no Nordestão.

Edição: Monyse Ravena