Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Geral

Bancos

Bancários PE | “No Brasil há uma cumplicidade entre os banqueiros e o governo”

Presidenta do Sindicato dos Bancários de PE, Suzineide Rodrigues, concede entrevista ao Brasil de Fato Pernambuco

18.jan.2018 às 06h00
Recife (PE)
Monyse Ravena
"Nós sabemos que a eleição por si só não faz transformação"

"Nós sabemos que a eleição por si só não faz transformação" - Reprodução

Suzineide Rodrigues é presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e nesta entrevista ao Brasil de Fato Pernambuco conversou sobre a insegurança dos trabalhadores e usuários de bancos pernambucanos e das tentativas de privatização que os bancos públicos vem sofrendo no Brasil após o golpe sofrido pela ex-presidenta Dilma Rousseff.

Brasil de Fato: Alguns dias atrás o Sindicato dos Bancários de Pernambuco divulgou uma nota sobre o aumento da violência bancária em Pernambuco. Você poderia comentar isso por favor?

Suzineide Rodrigues: O ano de 2017 teve um total de 183 ocorrências no estado todo, em sua maioria explosões e no interior. Houve um avanço da violência no interior do estado e nós avaliamos que isso resulta da falta de policiamento. Esse ano de 2018 foram contabilizadas oito ocorrências nos primeiros nove dias do ano. Em 2017 no mês de janeiro foram 17 ocorrências, uma ocorrência a cada dois dias, esse ano já percebemos que esse índice será maior. Já tivemos “saidinha” bancárias e explosões, inclusive com feridos. Por isso nós fizemos uma nota denunciando o pouco caso do Governo do Estado com a Segurança Pública. Denunciamos o Governo do Estado, mas também cobramos dos bancos, porque há uma cumplicidade entre os banqueiros e o governo, um fica responsabilizando o outro e quem fica penalizado é a sociedade. Nós estamos conseguindo muito apoio da sociedade nessa denúncia.

Na sua avaliação, essa situação de insegurança ela se acentua com a tentativa de privatização que o governo federal vem anunciando?

Se acentua e um dos argumentos que os bancos tem usado, sobretudo o Banco do Brasil, para não abrir agências no interior é a situação de violência. Ao invés de resolver com segurança pública, o governo tem fechado as unidades. Com esse governo golpista a um processo de esvaziamento e privatização das empresas públicas. Hoje todos os bancos públicos tem feito Planos de Demissão Voluntária (PDV), incentivando aposentadoria e fazendo reestruturações perversas. Fizemos uma grande luta para que a Caixa Econômica Federal não fosse vendida. Nós tivemos uma vitória porque o capital da Caixa não foi aberto. Entretanto, a Caixa é o único Banco cem por cento público também está fazendo um processo de reestruturação. O modelo de gestão que os Bancos Públicos estão adotando é um modelo privatista, de sucateamento e de desprezo pela coisa pública. Temos lutado muito nessa campanha em defesa dos bancos públicos

Como a Campanha em defesa dos Bancos Públicos vai continuar em 2018?

Nós já fizemos vários processos: já fizemos atividades para conversar com os bancários e agora estamos fazendo atividades de diálogo com a sociedade. Para a sociedade entender o papel dos Bancos Públicos. Os delegados sindicais aprovaram a continuidade dessa campanha.

Olhando para conjuntura política brasileira, quais os principais desafios que você apontaria para esse ano?

O primeiro desafio é mobilizar o povo. É dizer “acorda meu povo” ou escolhemos um bom representante ou vamos virar escravos. Continuar lutando contra a reforma da previdência, que foi uma pauta que o povo entendeu muito bem. A segunda coisa é que os movimentos sociais tem que estar muito fortes e muito unidos e sabendo que temos que ter propostas concretas. Nós sabemos que a eleição por si só não faz transformação, mas ajuda muito. No governo Lula vimos como conseguimos ter crescimento econômico e agora a elite brasileira diz “eu não quero pobre comendo, não quero eles estudando”. Precisamos pensar e escolher muito bem nossos candidatos. A sociedade tem que estar muito consciente que não pode vender o voto.

Editado por: Monyse Ravena
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

FESTIVAL ABONG

Debate sobre crise climática precisa incluir comunidades tradicionais, defendem especialistas

DISPUTA

Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem

13 de maio

Ilú Obá De Min faz lavagem no Bixiga para marcar ‘falsa abolição’

Futuro compartilhado

China e Brasil assinam acordos de cooperação pelo terceiro ano consecutivo; confira lista

DIA DE LUTA

‘Estou cansado’: Douglas Belchior desabafa sobre ‘mentira histórica’ do 13 de maio e estagnação do racismo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.