Rádio

Julgamento do ex-presidente Lula é destaque nos programas em todos os estados

Edições vão ao ar no sábado, com reprise aos domingos, confira o que irá ao ar!

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Julgamento de Lula é destaque da programação
Julgamento de Lula é destaque da programação - Gabi Lucena | Bdf

Destaque desta edição do Programa Brasil de Fato nas rádios de SP, MG, RJ, PR, PE e Sorocaba é o julgamento do ex-presidente Lula sobre o caso do triplex no Guarujá, que ocorre no dia 24 de janeiro em Porto Alegre. 

Continua após publicidade

O Programa Brasil de Fato em São Paulo traz como destaque o julgamento do ex-presidente Lula com integrantes da Frente Brasil de Juristas pela Democracia respondendo as principais dúvidas sobre o assunto. A edição também destaca a febre amarela e a campanha de vacinação na capital paulista, que começa dia 26. Já nas outras cidades do estado, a campanha inicia dia 25 deste mês. O programa traz o médico Giliate Coelho Neto para esclarecer as principais dúvidas em relação à doença e como proceder nessa atual situação da cidade. No quadro Momento Agroecológico uma marca de cerveja feminista.

A cervejaria homenageia diversas personalidades históricas em seus rótulos e nomes como Maria Prestes e Conceição Evaristo já tiverem os rostos estampados nas garrafas. A bebida pode ser encontrada na loja do MST, Armazém do Campo, na zona oeste de São Paulo, junto com outros produtos da reforma agrária. Tem também o quadro Fala Aí, trazendo o assunto da reforma da Previdência. E você sabia que o alho é excelente para melhorar a imunidade do organismo? Confira mais detalhes na matéria do quadro Alimento é Saúde.

A edição do programa no Rio de Janeiro destaca a mobilização para que a Casa do Jongo, um espaço dedicado a preservação e transmissão dos ensinamentos da cultura dos quilombos, seja reaberta. Localizada dentro da comunidade do Campinho, em Madureira, na zona norte do Rio, a casa se encontra fechada por falta de apoio do poder público. A edição traz também uma reportagem sobre o ato dos artistas em defesa da democracia, no Teatro Oi Casa Grande no último dia 16. A articulação teve como foco a exigência por  um julgamento justo para o ex-presidente Lula. O programa discute a mobilidade urbana, com uma reportagem sobre as dificuldades dos ciclistas em garantir a integração dos transportes.

E com a proximidade do carnaval, tem também matéria sobre como um coletivo de mulheres tem desenvolvido uma campanha de tatuagens temporárias para conscientizar sobre o assédio: a campanha Não é Não. No quadro Conexão Campo Cidade, confira a programação de férias do espaço Raízes do Brasil, coordenado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), no bairro de Santa Teresa. E ainda, a história de Vito Giannotti, fundador do Núcleo Piratininga de Comunicação. Vito que também era membro do conselho do Brasil de Fato, dedicou a vida a lutar pela organização dos trabalhadores e pela democratização da comunicação. Ele completaria 75 anos neste mês de janeiro.

Em Sorocaba e no Paraná, a edição desta sábado traz no quadro Momento Agroecológico a iniciativa de um grupo de ativistas de Brasília que resolveu realizar uma agrofloresta no meio da capital federal. Qualquer pessoas pode chegar e se beneficiar da horta orgânica que faz parte do projeto. Confira em matéria da repórter Cristiane Sampaio. O grupo Grupo Gay da Bahia divulgou na semana os dados alarmantes sobre a violência contra a população LGBT no Brasil, que só vem aumentando nos últimos anos, confira mais detalhes na reportagem desta edição. E no quadro Fala Aí da semana, Paulo Yamamoto, advogado e mestre em Direito Trabalhista e Previdenciário, responde à pergunta da ouvinte sobre o andamento da reforma da Previdência no Congresso Nacional. 

A sintonia do programa em São Paulo é na Rádio Imprensa (102.5 FM) aos sábados e domingos às 7h. Os pernambucanos ouvem o programa na Rádio Clube (720 AM) aos sábados às 7h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Na Rádio Autêntica (106.7 FM), em Belo Horizonte, a edição é veiculada às 11h de sábado, com reprise no domingo às 7h. No Rio de Janeiro, a sintonia é na Rádio Fluminense (540 AM), todo sábado às 09h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Em Sorocaba, na Rádio Super (87.5 FM), o programa vai ao ar sábado às 12h, com reprise aos domingos no mesmo horário. No Paraná, você ouve aos sábados na Rádio Princesa (87.9 FM) às 10h. Os programas também estão disponíveis na Radioagência Brasil de Fato.

Em Pernambuco, o programa traz entrevista com Alexandre Conceição da direção nacional do MST. A conversa é uma análise do cenário político no país nos dias de pré julgamento de Lula, as propostas de mobilizações populares pelo país e os projetos políticos que envolvem a perseguição ao ex-presidente. Ainda sobre o assunto, o programa ouviu também a senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffman. A deputada estadual Teresa Leitão, do PT, é outra entrevistada desta edição, trazendo comentários sobre o cenário político em Pernambuco, além das situações nas escolas e a investigação sobre os concursos públicos no estado.  

Tem boletim sobre o fato de o governo ilegítimo de Temer e a empresa Google terem se reunido para manipular as buscas na internet sobre as alterações na Previdência. Ainda na semana, a pesquisadora Luzmara Curcino, da Universidade Federal de São Carlos, apresentou um painel de análise sobre o diferente tratamento da mídia brasileira diante de FHC, Lula e Dilma. Finalizando, tem sonora sobre o lançamento do jornal Expressão Sergipana/Brasil de Fato em Sergipe e ainda matéria sobre a Caravana da Frente Brasil Popular em Pernambuco indo às ruas para defender inocência do ex-presidente Lula. 

Em Minas Gerais, tem matéria sobre a febre amarela, que tem se espalhado por diversas cidades e recentemente causou a morte do músico e presidente da TV Rede Minas, Flávio Henrique. A matéria ainda traz a campanha de vacinação que será realizada no sábado (20) em Belo Horizonte. No quadro Bafafá, o tema é o encontro de Sílvio Santos, dono de uma das maiores emissoras de televisão do país, o SBT, com Michel Temer. O encontro teve o intuito de negociar propagandas em prol da reforma da Previdência na emissora. O quadro ainda fala sobre a declaração homofóbica do apresentador Ratinho, também do SBT. Em cultura, a edição mineira traz entrevista com a cantora sambista e ligada aos movimentos sociais Aline Calisto, que foi até o programa conversar com a equipe. A cantora fala sobre o próprio bloco de carnaval, chamado “Bloco da Calisto” que este ano aborda o amor em todas as suas formas, entre outras coisas. 

Confira as edições que foram ao ar dia 13 de janeiro:

São Paulo

Pernambuco

Minas Gerais

Sorocaba

Rio de Janeiro

Paraná

Edição: Camila Salmazio