2018

No Recife, bairro Brasília Teimosa confirma aprovação de Lula para a eleição de 2018

Durante toda a semana mobilizações de apoio ao ex-presidente se multiplicam

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Brasília Teimosa confirma a aprovação de Lula para a eleição de 2018, caso ele consiga se candidatar.
Brasília Teimosa confirma a aprovação de Lula para a eleição de 2018, caso ele consiga se candidatar. - Rani de Mendonça

“Eleição sem Lula é fraude”, mote que entoou mais uma caminhada da II Caravana Popular pela Democracia. Dessa vez, a Frente Brasil Popular se juntou às crianças e aos adolescentes que participam do projeto Turma do Flau e denunciou as injustiças do processo contra Lula, no bairro de Brasília Teimosa, zona Sul do Recife. Além de conversar bastante com os moradores e as moradoras do bairro, os militantes entregaram o Especial Brasil de Fato que traz todas as informações sobre o julgamento, que acontece nesta quarta-feira, em Porto Alegre. 

Para irmã Aurieta Duarte, uma das fundadoras do Projeto Turma do Flau, é um momento muito decisivo para a vida de todas as pessoas, pela retirada dos direitos já alcançados “Principalmente os direitos das crianças e dos adolescentes que estão sendo violados, na verdade, todos os nosso direitos.  Por isso é muito importante nossa participação em atos assim, pela nossa cidadania. E mais importante ainda é que nossas crianças criem consciência que tudo que está acontecendo é violação de direitos. Estamos trabalhando com elas para que elas entendam o valor de uma democracia e agora, que queiram Lula de volta”, diz.

Brasília Teimosa confirma a aprovação de Lula para a eleição de 2018, caso ele consiga se candidatar. Foram poucas pessoas que se colocaram contrária ao presidente que historicamente marcou aquela comunidade. O bairro começou como uma ocupação, e o nome é por ter surgido na mesma época da construção de Brasília, na década de 1960. E também porque os ocupantes eram “teimosos”, por voltar ao local toda vez que o poder público os retirava. 

Durante décadas, os moradores viveram em palafitas de madeira à beira mar. Após uma visita, em 2003, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o prefeito petista João Paulo, deram início a um projeto que marcou a história da cidade: a retirada das palafitas e a requalificação da orla. A moradora Claudete lembra o quanto a realidade dela e do local onde mora há 60 anos mudou “hoje estamos fracos novamente porque entrou aquele homem que vocês sabem quem é (referindo-se a Michel Temer), mas quando Lula estava a gente passou a comer melhor, a possuir as coisas “, conta.

Mobilizações
Na próxima terça-feira (23) haverá ato político-cultural, a partir das 15h, durante a vigília Eleição Sem Lula é Golpe, no bairro do Recife, na Praça Tiradentes. No mesmo local, no dia seguinte, 24, será promovido o café da manhã: Os Inocentes Com Lula, quando os participantes poderão acompanhar notícias sobre o julgamento do ex-presidente pelo TRF-4, em Curitiba, a partir das 8h.

 O ato político-cultural, na terça, contará com a participação de bonecos gigantes, blocos carnavalescos, artistas locais, movimentos sociais, sindicais e partidos políticos.

Em todo o Brasil estão sendo organizadas diversas atividades, entre elas o lançamento de comitês em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato. Os comitês deverão organizar a distribuição de adesivos de carros, panfletos e praguinhas, além de conteúdo de redes sociais para a campanha de Defesa do Direito de Lula ser candidato à presidência.
 

A iniciativa também faz parte da II Caravana Popular em Defesa da Democracia promovida pelas entidades que integram a Frente Brasil Popular Pernambuco ( FBP-PE), que desde o dia 15/01 dividiu-se em brigadas para realizar as várias atividades que compõem tanto a agenda em defesa do direito do ex-presidente Lula ser candidato quanto de combate às reformas que retiram os direitos dos trabalhadores e aposentados.

 

Edição: Monyse Ravena