FOLIA

Carnaval: fizemos uma lista de blocos para você curtir a folia em Pernambuco

O Brasil de Fato Pernambuco fez uma lista com sugestões carnavalescas em Recife e Olinda

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Bloco "Mangue Beat" reverencia o movimento Mangue Beat e leva muita lama para os foliões e foliãs se melarem.
O Bloco "Mangue Beat" reverencia o movimento Mangue Beat e leva muita lama para os foliões e foliãs se melarem. - Wikimedia Commons

O carnaval de Recife e Olinda, em Pernambuco, é famoso pela diversidade de culturas e também pelo frevo. Quem gosta de brincar pelas ladeiras e pelo Recife Antigo sabe bem que dá para curtir muitas opções. É tradição da festa os blocos de rua, os shows e as agremiações. É possível ouvir e dançar maracatu, frevo, coco, samba, ritmos africanos, além da música popular brasileira.

Agora, nada melhor do que conseguir se programar e conseguir escolher fantasias e blocos. O Brasil de Fato Pernambuco fez uma lista com sugestões carnavalescas entre essas duas cidades. Vamos organizar os dias da festa?

Bloco Sem Terra

Criado desde 2000, o bloco é uma iniciativa do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com o intuito de homenagear fatos e figuras pública e históricas do Brasil e do mundo. O primeiro a ganhar homenagem foi o artista Abelardo da Hora. Depois dele já foi Hugo Chávez, a Solidariedade Cubana, as mulheres e os 100 anos da Revolução Russa. Em 2018, o homenageado será o Presidente Lula. Há quatro anos o bloco anima as ladeiras de Olinda na segunda-feira de carnaval. Com concentraçãp prevista para as 13h, da Praça do Fortim, onde fica a barraca do MST. A tenda do movimento vai funcionar desde o sábado até a terça-feira, com venda de comidas, bebidas e atrações culturais.

Eu Acho é Pouco

Eu Acho é Pouco foi criado em 1977, em Olinda, com intuito de reunir foliões e amigos que compartilhavam os ideais políticos e a vontade de brincar carnaval. Atualmente o bloco sai duas vezes: no sábado de Zé Pereira e na terça-feira gorda. O horário de concentração é às 16h, nos dois dias. A saída é às 17h, na Praça dos Milagres. Na segunda pela manhã, a partir das 8h, tem o Eu Acho é Pouquinho, que é para a criançada. A concentração é em frente à casa de número 358, na rua de São Bento.

Bloco Sapo Barbudo

Foi lançado no último Dia Nacional de Mobilizações em Defesa da Democracia, organizado pela Frente Brasil Popular. O nome faz referência a fala de Brizola na eleição de 1989, quando falando sobre Lula disse que todos tinha que engolir o sapo barbudo. O bloco vai sair na sexta (9), às 19h, junto com a Troça O Feitiço da Estrela, em frente ao Fórum de Olinda. 

Empatando Tua Vista

A Troça Carnavalesca Empatando Tua Vista é um ato político-folião crítico aos interesses imobiliários, que levanta seus prédios sem levar em consideração a história do lugar, o planejamento urbano e a vista dos monumentos. Eles não têm dia e nem local exato para sair, a orientação é que “quando você vir torres no meio de outros blocos, junte-se a nós e venha brincar o carnaval”. Não é difícil de achar os prédios ambulantes pela festa de momo, no Recife e em Olinda.

Bloco Mangue Beat

O bloco reverencia o movimento Mangue Beat e leva muita lama para os foliões e foliãs se melarem. Depois da brincadeira de mela-mela, sai um maracatu animando as ladeiras e os brincantes melados pelas ruas olindenses. A concentração começa a partir das 9h do sábado de Zé Pereira, no Mosteiro de São Bento, em Olinda.

Galo da Madrugada

É considerado o maior bloco de carnaval de rua do mundo. Mesmo levando o nome da madrugada, a saída do bloco é somente às 9h. Ele começa em frente ao Forte das Cinco Pontas, e segue em direção à Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto (sede do Galo), e passa também nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes. O tema desse ano é “Galo, 40 anos promovendo o folclore e a cultura de Pernambuco” e o homenageado é o repórter Francisco José.

Bloco da Saudade

Quem nunca cantou no carnaval “E o Bloco da Saudade, assim recorda tudo que passou” ou não é de Recife ou não brinca carnaval. Famoso pela organização e beleza, o bloco lírico a saída é da Praça Maciel Pinheiro – centro do Recife – na quarta-feira da semana pré e na segunda-feira de carnaval, atraindo centenas de brincantes.

Shows no polo do Recife

O palco principal fica no Marco Zero, com uma programação recheada de atrações famosas no cenário nacional. Sexta: Frevo para o Mundo, Nena Queiroga, Jota Michiles, Spok e André Rio. Sábado: Marrom Brasileiro, Fafá de Belém, Lenine, Paralamas do Sucesso e Gabi Amarantos. Domingo: Gerlane Lops, Jorge Ribas+Nego Thor+Belo Xis+Gracinha do Samba+Adriana B, Fundo de Quintal, Casuarina e Monobloco. Segunda: Silvério Devotos, Natiruts, Skank e Nando Reis. Terça: Maestro Forró, Almir Rouche, Elba Ramalho, Alceu Valença e Orquestrão.

Edição: Monyse Ravena