DIÁLOGOS DE PAZ

“Estamos prontos para assinar o acordo com a oposição", diz ministro da Venezuela

Jorge Rodríguez lidera a delegação do governo venezuelano no diálogo de paz com os partidos opositores

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Durante entrevista coletiva, ministro Jorge Rodriguez diz que governo fará esforço para alcançar paz com oposição
Durante entrevista coletiva, ministro Jorge Rodriguez diz que governo fará esforço para alcançar paz com oposição - Foto: AVN

Poucas horas antes de viajar à República Dominicana para assinar o acordo de convivência e paz com a oposição, o ministro da Comunicação da Venezuela, Jorge Rodrigues, conversou com a imprensa, na tarde de segunda-feira (5).

Na ocasião, ele disse que, apesar das pressões dos Estados Unidos, governo e oposição podem chegar a um consenso. “Estamos prontos para assinar o acordo de convivência e paz com a oposição venezuelana. Inclusive, o acordo já está redigido. Temos acordo em 99,9% dos pontos negociados”, disse Rodríguez.

Entre os pontos negociados - e sobre os quais já existe acordo - está o sistema eleitoral, segundo o ministro. “Entre os elementos da mesa de diálogo, posso adiantar porque já está acordado, propomos uma comissão de observação internacional o mais ampla possível. Para que venham, observem e aprendam como se faz eleições na Venezuela”, revelou Jorge Rodríguez.

O porta-voz do governo também revelou a principal dificuldade no diálogo com os opositores. “Uma das dificuldades nesse processo de negociação com a oposição é a profunda divisão entre eles".

De acordo com o ministro tampouco existe unidade quando o tema é "candidatos à Presidência da República". "[Os opositores] já têm mais de cinco pré-candidatos a presidente, entre eles Henry Ramos Allup (Ação Democrática), Henry Falcón (Avançada Progressista), Claudio Firmín (Ação Democrática), Andrés Velásquez (La Causa Radical) e dois mais, que nos próximos dias vocês saberão quem são”, destacou.

As negociações, que eram para ter sido retomadas na segunda, foram adiadas para esta terça-feira (6). Em um comunicado divulgado nas redes sociais, a Mesa da Unidade Democrática, coalizão dos partidos opositores, confirmou presença na mesa de diálogo. A comitiva do governo também já está na República Dominicana. A expectativa, segundo o ministro Jorge Rodrigues é que chegue a acordo final ainda esta semana.

Pressão internacional

Durante a entrevista coletiva, o ministro de Comunicação afirmou que o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, que está em viagem pela América Latina, pretende criar um “grupo de líderes de combate à Venezuela”. Jorge Rodriguez também classificou como “grosseiras” as declarações do secretário de Estado dos Estados Unidos e que atitude em relação à Venezuela é “intervencionista”.

No último domingo (4), o secretário de Estado declarou, durante uma visita à Argentina, que os EUA podem aplicar sanções sobre o petróleo da Venezuela, para destruir o governo Maduro, mesmo que isso significasse prejudicar a população. “Um dos aspectos de considerar sancionar o petróleo é o efeito que teria no povo venezuelano, e é um passo que poderia acabar rápido com isso”.

Apesar de o ministro de Relações Exteriores da Argentina argumentar que as medidas “nunca devem prejudicar o povo venezuelano”, o secretário do governo Trump insistiu que “não fazer nada para por fim a esta [crise] também é pedir ao povo venezuelano que sofra”, assim noticiou às agências de notícias internacionais.

 

Edição: Simone Freire