Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

ALERTA

Corte de 40% atinge metrôs de capitais de cinco estados

Documento vazado aponta diminuição de horários. Após repercussão, ministério promete complementar verba

08.fev.2018 às 18h55
Belo Horizonte
Rafaella Dotta
Metrô de Belo Horizonte precisou de R$ 262 milhões em 2017 para funcionar

Metrô de Belo Horizonte precisou de R$ 262 milhões em 2017 para funcionar - Rafaella Dotta / Brasil de Fato MG

O anúncio da redução em aproximadamente 40% da verba de metrôs assustou passageiros e funcionários. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) confirmou, na segunda (5,) que o Ministério das Cidades fará um corte neste ano, referente ao gasto de 2017, que vai atingir as cidades de Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Maceió (AL). Isso pode significar horários reduzidos já em março.

O alerta foi levantado pelo Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG), que divulgou uma ata assinada pelos superintendentes dos cinco metrôs, endereçada ao presidente do Conselho Administrativo da CBTU, Pedro Cunto de Almeida Machado. A reunião teria acontecido em 31 de janeiro. No documento os superintendentes afirmam que, caso o Ministério das Cidades e Ministério do Planejamento não façam a recomposição ou suplementação da verba a solução pode ser a redução do horário de funcionamento. Os trens das cinco capitais passariam a funcionar somente nos horários de pico a partir de 5 de março.

O documento elenca ainda alguns dos demais prejuízos: demissões de terceirizados, aumento dos índices de vandalismo devido à falta de segurança, redução das manutenções, degradação dos equipamentos, prejuízo à imagem da empresa (CBTU) e perda de passageiros para outros meios de transportes.

Números

O corte acontece na “Ação de Funcionamento dos Sistemas”, verba exclusiva para operação dos trens, excluindo-se manutenção, obras e pagamento de profissionais, por exemplo. Em 2017 o setor teve R$233 milhões. Para este ano, o Poder Executivo e Congresso Nacional, através da Lei Orçamentária Anual (LOA), propõe R$ 139,7 milhões, 40% a menos.

O Ministério das Cidades responde que o corte visa adequar as despesas do governo à meta de resultado primário e ao limite de gasto do Novo Regime Fiscal (Emenda Constitucional 95/2016), mas que poderá ter acréscimos. “Estão sendo realizadas tratativas com o Ministério do Planejamento para ampliar o orçamento da ação para cerca de R$ 200 milhões”, garante o Ministério das Cidades.

Na quarta (7), o ministro  do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, anunciou que o  governo federal vai providenciar a complementação orçamentária em tempo. “Não haverá qualquer risco de interrupção do serviço”, disse, em nota. O Sindimetro critica que não foi informado o valor da verba, nem prazo para a liberação e que o alerta se mantém.

Em 2017, o metrô de BH precisou de um aporte adicional de R$ 165 milhões para funcionamento e demais operações. “Passar à administração estadual” significaria repassar a responsabilidade destes investimentos. Já a Prefeitura de BH responde que o prefeito Alexandre Kalil (PHS) está se informando para que possa intervir na questão.

“Trata-se de uma situação recorrente”, diz CBTU

Segundo a CBTU, o corte no orçamento acontece todo início de ano e a empresa busca, por negociações, aumentar o aporte de verba. O presidente do Sindimetro MG, Romeu José Machado Neto, discorda. “Tem uma diferença neste ano. Nos outros anos nós sofremos com contingenciamento, que é um valor do orçamento (já aprovado) retido pelo governo, que vai sendo liberado ao longo do ano. Neste ano o corte é no orçamento. Ou seja, se precisar alterar, vai ter que fazer uma suplementação orçamentária e depende de aprovação até do Congresso Nacional”, analisa.

Na terça (6), parlamentares e representantes dos cinco sindicatos de metroviários se reuniram em Brasília para  aumentar a pressão sobre o governo federal. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), também pressionou pelo recurso através de um vídeo em seu perfil no Facebook.

Raio-x

Juntos, os cinco metrôs transportam 600 mil pessoas por dia. Ao longo de 2016 BH contabilizou 68 milhões de passageiros, Recife 112 milhões, Natal 3 milhões, João Pessoa 2 milhões e Maceió 2,5 milhões, segundo o último relatório de gestão da CBTU. As tarifas são sensivelmente mais baixas que as dos ônibus. Em Recife, a tarifa do metrô é R$ 1,60, enquanto a passagem de ônibus acaba de subir para R$ 3,20. Em BH, a tarifa do metrô é R$ 1,80 e a de ônibus é R$ 4,05. Em Natal, João Pessoa e Maceió as tarifas de metrô são R$ 0,50, enquanto as de ônibus são R$ 3,35 em Natal, R$ 3,30 em João Pessoa e R$ 3,50 em Maceió.

O orçamento geral gasto pela CBTU em 2017, segundo os relatórios mensais, foi de R$ 741 milhões, porém, a arrecadação somada dos cinco metrôs foi de R$ 166 milhões. O metrô mais rentável foi o de BH que teve uma receita de R$ 97 milhões e um gasto de R$ 262 milhões. Mesmo assim, é sabido que elevar a tarifa é um dos objetivos da CBTU: “Aumentar a receita com a viabilização junto ao governo federal de um acréscimo do valor da tarifa unitária para R$ 2,50 ou R$ 2,00 no pior cenário”, diz o relatório de gestão de 2016.

Editado por: Joana Tavares
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

EDUCAÇÃO POPULAR

Livro lançado em Francisco Beltrão (PR) apresenta trabalhos com a juventude e projeta ações

Mobilização

Marcha da Maconha reúne milhares de pessoas em SP por fim da guerra às drogas

Guerra

Israel destaca apoio de Trump e Irã promete resposta ‘ainda mais forte’ em 2º dia de bombardeio

Genocídio

Ataques israelenses na Faixa de Gaza deixam 41 mortos, diz Defesa Civil; 23 esperavam distribuição de alimentos

PAN-AFRICANISMO

Livro discute legado de Kwame Nkrumah para a união africana: ‘Temos de olhar para nossos próprios visionários’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.