Pará

Água de consumo em comunidades em Barcarena está contaminada por rejeitos químicos

Laudo recomenda que mineradora forneça água potável. Nível de alumínio é 25 vezes maior que o limite

Brasil de Fato/ Belém (PA) |
Os rejeitos químicos transbordaram com as chuvas e atingiram igarapés e florestas em comunidades rurais
Os rejeitos químicos transbordaram com as chuvas e atingiram igarapés e florestas em comunidades rurais - MPPA / Divulgação

Os resultados das análises físico-química de metais feitas pelo Instituto de Pesquisa Evandro Chagas (IEC) revelam contaminação por nitrato, alumínio e metais tóxicos nas águas de igarapés e rios em comunidades rurais de Barcarena, no nordeste do Pará, causado pelo vazamento de rejeitos da bacia da empresa mineradora Hydro Alunorte.

As amostras de águas foram feitas nas comunidades Bom Futuro, Vila Nova e Burajuba, as mais afetadas pelo vazamento resíduos químicos. De acordo com o pesquisador Marcelo de Oliveira Lima, especialista em saúde pública do IEC é preciso alertar a população.

“Nesse momento, com os transbordamentos, estão lançando no ambiente uma água com alta alcalinidade, com PH elevado e efluentes contendo metais tóxicos que podem chegar até a população que vive nos entornos. Isso pode causar diversos danos à saúde.  O principal, no momento,  é o contato primário com essas águas ou o consumo; então tem que se emitir um alertar para evitar o consumo dessas águas”, frisa.

Os níveis de alumínio encontrado nas amostras estavam 25 vezes maiores do que os permitidos pela legislação ambiental. O  nitrato também foi encontrado em níveis acima do normal.

Com a fortes chuvas nesse período a contaminação se alastrou para rios, florestas e igarapés. Muitas comunidades utilizam a água de poços rasos, como informa Ângela Vieira, Presidente do Conselho fiscal da Associação dos Caboclos, Indígenas e quilombolas da Amazônia (CAINQUIAMA) e moradora de Vila Nova, uma das comunidades atingidas.

 “A maior parte da nossa comunidade usa poço com boca aberta e alguns poços artesianos, mas é 18 metros [de profundidade] e a gente também usa a água que vem da instalação de Barcarena, só que até a água do município está fedendo. As pessoas da nossa comunidade são pobres e não temos condições de comprar água mineral”, afirma.

O IEC não colheu amostram de água dos poços nas três comunidades, porém,  devido às chuvas intensas muitos foram inundados com a lama contaminada.

O Instituto recomenda que à mineradora forneça imediatamente água potável para todas as residências das comunidades Bom Futuro, Vila Nova e Burajuba e que execute um plano de emergência para avaliação da qualidade das águas superficiais e de consumo humano nas áreas afetadas, enquanto durar o período de chuvas na região.

Em nota a Hydro Alunorte afirmou que fará uma análise do laudo do Instituto assim que receber o relatório. A mineradora informou também que vai fornecer água potável para a região numa ação conjunta com Defesa Civil.


 

Edição: Juca Guimarães