Vagas limitadas

Brasil de Fato oferece seminário gratuito sobre Realidade Brasileira e Mídia

As aulas na PUC-SP serão divididas em oito módulos mensais, aos sábados, a partir do dia 7 de abril

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Seminário organizado pelo Brasil de Fato, APROPUC/SP e Expressão Popular
Seminário organizado pelo Brasil de Fato, APROPUC/SP e Expressão Popular - Reprodução

Já estão abertas as inscrições para o seminário gratuito "Os Estudos sobre a Realidade Brasileira e Mídia", organizado pelo Brasil de Fato, em parceria com o Departamento de Jornalismo da PUC - São Paulo, a Escola Nacional Florestan Fernandes, o Levante Popular da Juventude, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Consulta Popular. O curso será na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) começa no início de abril e é dividido em oito módulos com aulas sábados, um a aula por mês. As inscrições são limitadas e vão até o dia 26 de março. Faça aqui a sua inscrição.

Utilizando o pensamento crítico de autores brasileiros como Florestan Fernandes, Caio Prado, Celso Furtado, Jacob Gorender, Darcy Ribeiro, entre outros, a proposta do curso é contribuir para a formação de estudantes, profissionais e militantes sociais que estejam em busca da compreensão do Brasil como um todo, analisando sua formação, sua história e seus desafios.

Um dos objetivos do curso é possibilitar o aprofundamento da visão crítica de aspectos como as configurações básicas da Economia Política. O curso propõe também uma análise profunda da formação cultural e étnica do nosso povo para além do processo de colonização e estrutura patriarcal do desenvolvimento capitalista.

Durante os módulos serão abordados temas como: a questão agrária no país e a luta por terra; a questão urbana, incluindo o trabalho e movimento sindical urbano; a formação dos monopólios e o papel da mídia no Brasil; a guerrilha da comunicação digital e fakenews como método de construção da hegemonia conservadora. O último módulo será no dia 11 de novembro com o tema "Revolução brasileira e Projeto Popular". As aulas serão ministradas por pesquisadores comprometidos com a leitura do cenário brasileiro, visando uma dinâmica bastante participativa.

Todos estudantes que tiverem 75% de presença receberão certificados de conclusão do curso. A confirmação dos inscritos sai no dia 28 de março, por e-mail.  O horário das aulas é das 9h às 17h.

Edição: Juca Guimarães