Lançamento

“Eles querem prender? Prendam e paguem o preço”, afirma Lula em livro

Nesta sexta (16), ex-presidente lançou obra em que comenta a condenação na Operação Lava Jato

No audio source provided.
Lula em ato de comemoração aos 38 anos do PT em São Paulo
Lula em ato de comemoração aos 38 anos do PT em São Paulo | Crédito: Ricardo Stuckert

"O preço que vai ser pago historicamente é a mentira contada agora". A frase é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lançou nesta sexta-feira (16), em São Paulo (SP), o livro A verdade vencerá: o povo sabe por que me condenam. Na obra, o petista comenta a condenação na Operação Lava Jato e a perseguição política contra ele e o Partido dos Trabalhadores.

O texto se desenrola a partir de uma entrevista que o ex-presidente concedeu, em fevereiro deste ano, aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, ao professor de relações internacionais Gilberto Maringoni e à editora Ivana Jinkings, fundadora e diretora da editora Boitempo. 

Os fatores que desencadearam o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) em 2016 são alguns dos temas tratados nas 124 páginas da obra — que ainda traz uma cronologia da trajetória de Lula, organizada pelo jornalista Camilo Vannuchi, e texto de capa do historiador Luiz Felipe de Alencastro.

O escritores Eric Nepomuceno, Luis Fernando Veríssimo, Luis Felipe Miguel e Rafael Valim também contribuem com textos para a publicação.

O título do livro tem inspiração direta no discurso histórico discurso "A História me Absolverá" proferido pelo líder da revolução cubana, Fidel Castro. Na época, Castro fazia sua defesa sobre o assalto ao quartel Moncada, em Santiago de Cuba, ocorrido em 1953.

Julgamento

O livro de Lula é lançado no contexto em que o país aguarda o desfecho do caso triplex na Justiça. Em janeiro deste ano, o petista foi condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), acusado de receber R$ 3,7 milhões em propina referente a três contratos entre a empreiteira OAS e a Petrobras. Um apartamento triplex no Guarujá, litoral paulista, seria supostamente entregue como parte dessas negociações.

No início deste mês, o mérito do habeas corpus preventivo para evitar a prisão de Lula foi negado pela 5ª Turma Criminal do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Editado por: Thalles Gomes

|

Newsletter