Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Pernambuco - 17/03/18

Puxamos entrevistas sobre aspectos midiáticos e simbólicos envolvendo a execução de Marielle Franco e Anderson Gomes.

Brasil de Fato Pernambuco | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Ato no bairro de Passarinho (Recife) e Vida de Carolina Maria de Jesus também estão em destaque.
Ato no bairro de Passarinho (Recife) e Vida de Carolina Maria de Jesus também estão em destaque. - Arte: Brasil de Fato

A despedida da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes é o destaque da edição. Compartilhamos homenagens e acompanhamos as repercussões sobre as duas execuções no Rio de Janeiro, sem esquivar os contextos políticos envolvidos. Também realizamos entrevistas sobre o caso. Na primeira conversa, a professora universitária e doutora em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco Nataly Queiroz faz uma análise sobre o comportamento dos meios de comunicação um dia após o crime. Tita Carneiro, militante da Marcha Mundial de Mulheres. 

Acompanhamos também as mobilizações e protestos que aconteceram em Pernambuco e no Brasil, cobrando um país menos injusto para as mulheres e mais disposto a cumprir direitos populares e participação pública. Além do Rio de Janeiro, acompanhamos as pessoas que foram às ruas no Recife e em Caruaru  protestar contra as injustiças no Brasil.

A denúncia do tema do feminicídio aparece em reportagem que apresenta dados alarmantes sobre este problema em Pernambuco e no Brasil. Levantamos situações e contextualizamos a necessidade de políticas públicas e cumprimento de leis que evitam a morte pelo fato de ser mulher. A reportagem do Brasil de Fato Pernambuco também conversou com moradoras do bairro de Passarinho, na zona do Recife, sobre as reivindicações populares por escolas no local. Atualmente, apenas uma escola de ensino fundamental atende aos mais de setenta mil moradores do bairro.

Destacamos também a condenação do Estado Brasileiro diante da Corte Interamericana de Direitos Humanos pela demora na demarcação das terras da etnia indígena Xucuru, que reside no território do município pernambucano de Pesqueira. Ouvimos também algumas pessoas que participaram da 18ª edição do Fórum Social Mundial, em Salvador (BA).

O destaque cultural vai para a vida e obra de Carolina Maria de Jesus. Fizemos um regaste da colaboração desta grande escritora brasileira, mulher negra e moradora de periferia, que narrou as situações da própria vida.    

 

 

 

Edição: Daniel Lamir