Bahia

Resistência

Manifestações contra a prisão de Lula levam milhares de pessoas às ruas de Salvador

No início da tarde desta sexta (6), a entrada do aeroporto internacional foi fechada pela Frente Brasil Popular

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Movimentos sociais fecham acesso ao aeroporto em protesto à ordem de prisão contra Lula
Movimentos sociais fecham acesso ao aeroporto em protesto à ordem de prisão contra Lula - BdF Bahia

Na tarde desta sexta-feira (6), centenas de pessoas que compõem a Frente Brasil Popular realizaram ato na entrada principal do Aeroporto Internacional de Salvador — Deputado Luís Eduardo Magalhães. O trancamento da via começou por volta das 14h e faz parte de uma série de manifestações que acontecem em todo Brasil contra a ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, expedida na noite desta quinta-feira (5) pelo juiz Sérgio Moro.

Sobre o ato, Lucineia Durães, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), afirma que “estamos fazendo isso porque é a resistência da classe trabalhadora contra a injustiça, contra a ditadura de togas. Não aceitaremos a prisão de Lula passivamente, porque Lula é inocente. Viemos aqui para declarar o nosso apoio e para dizer que estaremos em luta. Estaremos nas ruas todos os dias, porque o lugar daquele que matou a fome do povo brasileiro, daquele que tirou o Brasil do Mapa da Fome, é a presidência da República. Por isso, Lula, estamos contigo”.

Elen Rebeca, da coordenação nacional do Levante Popular da Juventude, também protestou contra a ordem de prisão do ex-presidente: "hoje é um dia histórico para a classe trabalhadora do Brasil e do estado da Bahia. A Frente Brasil Popular está fazendo enfrentamento contra a direita golpista que quer prender o nosso presidente Lula, que está ascendendo nas pesquisas e que vai ganhar a eleição. Não é a direita que define se Lula vai sair ou não candidato, é o povo brasileiro”.

Desde o início da manhã, diversas rodovias do estado foram fechadas por mais de 5 mil trabalhadores Sem Terra. A BR 101 na altura das cidades de Eunápolis, Teixeira de Freitas, Itamaraju e Itabela são exemplos de onde aconteceram ações da jornada nacional de lutas da classe trabalhadora contra o Golpe e pela liberdade de Lula. Por volta das 15h teve início o ato no Iguatemi, região de grande circulação da capital baiana, que reuniu milhares de pessoas das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Edição: Diego Sartorato