Pernambuco

CRESCIMENTO

Expansão do Brasil de Fato Pernambuco terá jornal local, portal e programas no rádio

Em dois anos, o jornal tem sido uma experiência pioneira no Estado e no Nordeste

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Agora, o BdF PE conta com 2 programas de rádio na Rádio Clube e Frei Caneca, um portal online regional e uma edição mensal no interior.
Agora, o BdF PE conta com 2 programas de rádio na Rádio Clube e Frei Caneca, um portal online regional e uma edição mensal no interior. - PH Reinaux

No desafio de trazer uma comunicação popular ligada às realidades locais, o Brasil de Fato tem crescido em todo o Nordeste. De 2016 até agora, foram lançados jornais em Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte. Pernambuco tem sido pioneiro na forma de fazer jornais impressos, programas de rádio e conteúdos online desde 2016. Em dois anos, foram 58 edições impressas trazendo a realidade das diferentes regiões do estado, do litoral ao sertão, levando não apenas informação, mas formação política e uma identidade popular.

Experimentando as diversas formas de se fazer jornalismo popular, no mês de aniversário de dois anos, o Brasil de Fato PE anuncia o lançamento de mais três novas ferramentas que ajudarão em um maior alcance e multiplicidade das vozes em todo o estado. Nos próximos meses serão lançados o portal regional de notícias na internet, o segundo programa de rádio no Recife e uma edição impressa no Vale do São Francisco. 

Rádio

No rádio, o Programa Brasil de Fato na Rádio Clube 720 AM é exibido aos sábados e reprisado nos domingos, a partir das 7h. O programa, com uma hora de duração, traz as principais notícias da semana do mundo, do Brasil e do estado, além de entrevistas, músicas e charges sonoras.

Até agora, foram 61 edições do programa veiculando e refletindo sobre os acontecimentos no estado. A partir do segundo semestre desse ano, mais um programa será veiculado na Rádio Frei Caneca FM 101.5, uma emissora da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. A rádio é a primeira emissora pública da história do Brasil a entrar com a participação popular, garantindo o caráter público da rádio. 

A seleção para veicular programas na rádio é feita a partir de um edital. Além do Programa Brasil de Fato, foram selecionados mais 11 programas temáticos, voltados à programação Infantil, Rock, Música Popular de Pernambuco, Frevo, Cinema e Trilhas, Tradição, Fortalecimento dos Direitos Humanos e Fortalecimento da Cidadania. “Será o primeiro programa do Brasil de Fato em uma rádio pública, o que nos traz não só o desafio de dialogar com um outro público, mas também porque sabemos o quanto a Frei Caneca é significativa para a cidade do Recife e resultado da luta do movimento pela democratização da comunicação. Vamos fazer essa versão popular de Pernambuco, do Brasil e do mundo ecoar por novos ares”, afirma Monyse Ravenna, editora do Brasil de Fato Pernambuco.

Internet

Em uma conjuntura mais acirrada, é essencial que as notícias circulem de forma mais rápida e constante. Por isso, um portal regional cumpre a função de veicular notícias online com mais agilidade e trazer uma visão ainda mais ampla do estado, com um fluxo de produção de notícias diário sobre todas as suas regiões. Em Pernambuco, o portal trará as notícias do estado ligadas aos temas de Cultura, Cidades, Esportes, Opinião, Política e Variedade. Mais conteúdo produzido para o jornal impresso estará disponível também no portal. Além disso, a proposta é fazer com que as notícias circulem com linguagem adaptada a cada formato ― impresso, online, rádio e redes sociais.

Catarina de Angola é jornalista do Brasil de Fato Pernambuco e faz uma relação entre a produção de conteúdo local e nacional: "As páginas regionais fazem parte de um processo de expansão do sistema Brasil de Fato. Nossa ideia é poder reforçar a produção de conteúdo sobre Pernambuco, integrando nossas produções entre o jornal impresso, os programas de rádio e as redes sociais com a página na internet. Além de reforçar conteúdo sobre o estado na página nacional do Brasil de Fato, na página de Pernambuco ampliaremos a produção de conteúdo diário e sobre política local; também contaremos com mais colaborações de pessoas daqui, o que contribui também na diversidade dos conteúdos".
Os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco terão páginas regionais dentro do site, direcionando o leitor a conteúdos locais da região que desejar visitar, isso tudo hospedado dentro do portal do Brasil de Fato nacional. 

Impresso

No Vale do São Francisco, a proposta do jornal impresso tem envolvido movimentos populares e comunicadores da região, que conta com milhares de habitantes de diversos municípios e também é um polo de aglomeração da grande mídia, onde as oligarquias do estado comandam a maioria das emissoras de TV, rádio, jornais e blogs. A proposta do jornal impresso feito na região terá a tiragem de 10 mil exemplares mensais, que serão distribuídos em regiões circunvizinhas, como a chapada do Araripe. 

A produção de conteúdo ligada ao estado contará também com a produção regional, levantando problemas locais como a ofensiva do agronegócio voltado à fruticultura irrigada, os conflitos com a mineração e os problemas urbanos, como o saneamento básico e a mobilidade urbana. Além disso, a proposta é contribuir na divulgação e valorização da cultura regional, com elementos voltados à população ribeirinha e os ritmos populares como o forró. Outros aspectos ligados à região também estarão nas páginas do jornal, como a medicina alternativa, as comidas típicas e a forte relação da sociedade com a fé e espiritualidade. 

O jornal tem a missão de enraizar no Vale do São Francisco um instrumento não só de comunicação, mas de luta e formação política, como um aliado na batalha das ideias e no trabalho de base. O lançamento do Brasil de Fato na região do Vale do São Francisco está previsto para o fim do mês de Maio.

Edição: Monyse Ravenna