CATALUNHA

Independentista Quim Torra é o novo presidente da Catalunha

Apoiado por Puigdemont, Torra prometeu continuar lutando para 'construir um Estado independente'

|
Novo mandatário obteve 66 votos a favor e 65 contra no Parlamento Catalão
Novo mandatário obteve 66 votos a favor e 65 contra no Parlamento Catalão - Reproduçao

O Parlamento da Catalunha elegeu nesta segunda-feira (14/05) o advogado Quim Torra, de 55 anos, como o novo presidente da região.

Continua após publicidade

Apoiado por Carles Puigdemont, ex-mandatário que foi destituído em 2017, Torra prometeu continuar lutando para "construir um Estado independente" da Espanha.

O novo presidente regional catalão obteve 66 votos a favor e 65 contra, além de quatro abstenções.

Em discurso antes do seu voto, Torra citou "presos políticos e exilados" em referência a membros do antigo governo que foram forçados a deixar a Catalunha.

Continua após publicidade

O novo mandatário agora tem cinco dias para constituir um novo governo. Entretanto, Torra só poderá tomar posse depois da publicação da eleição de hoje no Diário Oficial da Generalitat (parlamento catalão), controlado por Madri. Além disso, o nome do novo presidente terá de ser confirmado pelo rei Felipe IV e pelo governo de Madrid.

Torra, nascido em 1962, é advogado, escritor e muito próximo a Puigdemont. Ele é filiado ao movimento independentista "Juntos pela Catalunha", e foi presidente da entidade Òmnium Cultural, responsável por convocar manifestações pró-secessão.

*Com ANSA

Edição: Ópera Mundi