Formação

Vigília Lula Livre organiza curso sobre o golpe em Curitiba

Professores levarão aulas de curso da Federal do Paraná à praça pública

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Os deputados petistas Marco Maia (RS) e Angelo Vanhoni (PR) durante visita à Vigília Lula Livre
Os deputados petistas Marco Maia (RS) e Angelo Vanhoni (PR) durante visita à Vigília Lula Livre - Foto: Eduardo Matysiak

Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ministram curso naquela instituição sobre o golpe político que desencadeou o afastamento da presidenta Dilma Rousseff (PT) em 2015, levarão, nesta segunda-feira (14), a discussão acadêmica à Praça Olga Benário, local da Vigília Democrática Lula Livre.

O ex-deputado federal Ângelo Vanhoni (PT-PR) anunciou, nesta manhã, que uma das aulas do curso da UFPR será ministrada na vigília nesta tarde, a partir das 17h30.

A disciplina sobre o golpe já é oferecida em 42 instituições públicas de ensino superior no Brasil, a UFPR entre elas. A iniciativa de debater a articulação política que levou à deposição da presidente Dilma foi do professor Luís Felipe Miguel, da Universidade de Brasília (UnB) e ganhou corpo nas demais universidades federais depois que o ministro da Educação, Mendonça Filho, ameaçou impedir a realização do curso.

“Um professor teve a iniciativa de fazer um curso sobre o golpe que aconteceu na destituição da presidente Dilma pelo Congresso Nacional, sem provas, uma violência à democracia, estimulada por forças políticas sociais de nosso país. E esse curso ganhou repercussão no Brasil inteiro depois que o ministro da Educação, a autoridade maior a garantir a liberdade de cátedra, a garantir o espaço público para a possibilidade de debate franco sobre as ideias, teve o papel contrário e, administrativamente, tentou impedir a realização deste curso na universidade de Brasília”, lembra Vanhoni.

Vanhoni complementa: “Essa atitude do ministro foi repudiada pela comunidade acadêmica e hoje, temos perto de 42 cursos organizados em 42 universidades públicas do Brasil. Um desses cursos é na nossa Universidade Federal do Paraná e, hoje, a aula será aqui na vigília”, anunciou.

Edição: Diego Sartorato