Mobilização

Sem avanços na negociação, trabalhadores da Mercedes-Benz permanecem em greve

Metalúrgicos estão em campanha salarial desde abril; primeiro dia de greve mobilizou 99% dos trabalhadores da montadora

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Trabalhador em assembleia realizada em frente a fábrica nesta terça-feira (15)
Trabalhador em assembleia realizada em frente a fábrica nesta terça-feira (15) - Edu Guimarães/SMABC

Os trabalhadores da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo (SP), que iniciaram greve nesta segunda-feira (14), decidiram manter a paralisação em assembleia realizada na manhã terça-feira (15).

Continua após publicidade

O sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que representa a categoria, informou que ainda há divergências em relação a pontos importantes durante a negociação com a montadora.

Os sindicalistas e empresa, que se reuniram na tarde desta segunda-feira, estão em negociação de campanha salarial desde abril. No primeiro dia de greve, 99% dos 8 mil trabalhadores da empresa em São Bernardo do Campo pararam suas atividades.

Os trabalhadores pedem reajuste salarial e do valor da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além da manutenção das cláusulas sociais do último acordo coletivo.

O coordenador do Comitê Sindical dos Trabalhadores, Ângelo Máximo de Oliveira Pinho, conhecido como Max, explica que o impasse nas negociações.

"A empresa se nega a discutir incorporação nos salários e quer oferecer abonos. E a gente diz que a discussão que temos que fazer é qual o valor do reajuste incorporado no salário. Já a PLR, a gente quer incluir alguns itens a mais e ajustar o valor pelo INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor]", apontou.

A categoria também denuncia a retirada de cláusulas sociais do acordo coletivo, como a estabilidade até a aposentadoria do trabalhador que sofreu um acidente de trabalho ou tenha uma doença ocupacional e o auxílio-doença com complementação salarial por até 120 dias de afastamento. Outro receio é a demissão de trabalhadores mensalistas do setor administrativo. 

A assessoria de imprensa da Mercedes-Benz afirmou que, por ora, não vai se posicionar sobre os temas e informou que as negociações estão em andamento.

Edição: Juca Guimarães