Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Exceção

Covas decreta estado de emergência em SP e terá poderes excepcionais para governar

Prefeitura poderá fazer compras sem licitação, apreender bens privados e realizar gastos sem previsão orçamentária

25.maio.2018 às 12h39
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h43
São Paulo (SP)
Redação
Bruno Covas (PSDB) assumiu o governo municipal após renúncia de João Dória (PSDB), que concorrerá ao governo do Estado

Bruno Covas (PSDB) assumiu o governo municipal após renúncia de João Dória (PSDB), que concorrerá ao governo do Estado - Leon Rodrigues

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), decretou, nesta sexta-feira (25), estado de emergência no município por conta do desabastecimento de combustíveis e alimentos causado pela greve dos caminhoneiros.

Enquanto durar o período emergencial, a prefeitura poderá fazer compras sem licitação, apreender bens privados (inclusive combustível estocado), e realizar gastos sem depender de empenho orçamentário –ou seja, independentemente do que determina o orçamento aprovado pela Câmara Municipal.

A prefeitura também irá suspender os serviços administrativos considerados não essenciais para economizar combustível.

Em nota, a gestão municipal informou ainda que será constituído um comitê de crise para avaliar a reação do poder público diante dos efeitos da greve dos caminhoneiros, que pode incluir a decretação de feriado municipal.

"A prefeitura, com o apoio da Polícia Militar, segue empenhada em fazer valer a liminar que obriga os grevistas a suspender atos que impeçam o abastecimento de combustíveis para serviços essenciais", diz o texto.

Efeitos da greve

A gestão municipal informou ainda que, no pico da manhã desta sexta (25), circularam na cidade de São Paulo cerca de 60% dos ônibus programados para o horário.

Para o intervalo entre os períodos de maior movimentação, as empresas que operam o transporte coletivo municipal foram autorizadas pela SPTrans a rodar com 40% da frota. A medida é necessária para garantir que a frota mantenha as operações no fim da tarde e noite. O sistema de trólebus está 100% em atividade.

O rodízio municipal de veículos foi suspenso durante todo o dia. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes determinou que a SPTrans e a CET reforcem as equipes de rua para orientar os passageiros e motoristas sobre as mudanças.

A AMLURB informa que a coleta de resíduos domiciliares (lixos comum e recicláveis), realizada em sua grande parte à noite, está prejudicada, mas ainda pode ser normalizada ao longo desta sexta. A empresa busca alternativas e espera normalizar o abastecimento dos veículos ao longo do dia.

Os serviços de limpeza urbana como a varrição de vias e logradouros estão reduzidos. A limpeza de pós-feiras, recolhimento de animais mortos e coleta de resíduos hospitalares, no entanto, são executados normalmente.

Segundo a gestão municipal, os serviços de Saúde funcionam normalmente.

As aulas foram mantidas em toda a rede municipal. A paralisação de condutores do transporte escolar, em apoio à greve dos caminhoneiros e pela redução do preço dos combustíveis, afetou principalmente o atendimento nas regiões de Freguesia, Brasilândia, Pirituba, Jaraguá e Capela do Socorro.

A merenda escolar, segundo a prefeitura, está integralmente garantida. A partir de segunda-feira (28), poderão ocorrer  adaptações no cardápio.

A CET informou que, para garantir o abastecimento de serviços essenciais na cidade, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) está liberada nesta sexta.

A Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), o serviço de Zona Azul e as regras de circulação em faixas e corredores de ônibus permanecem mantidos.

Editado por: Diego Sartorato
Tags: bruno covascaminhoneirosgreveradioagênciasão paulo
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Racionais MCs

‘Não tem romantismo, é real’: KL Jay fala sobre a exposição do Racionais, cultura periférica e resistência

Abraço Guarapiranga

‘Ameaça é o que não falta’: Abraço Guarapiranga neste domingo (1º) denuncia avanço de projetos rodoviários nos mananciais de SP

NÃO PODE MENTIR

Justiça Eleitoral cassa mandato do vereador de São Paulo Rubinho Nunes por divulgar laudo falso contra Boulos

MEMÓRIA

Mais um bom combatente, que deixa muitas saudades

Ameaça ambiental

Atos contra PL da Devastação acontecem neste domingo (1º) em todo o Brasil

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.