Agricultura urbana

Hortas comunitárias ainda são incompreendidas pelo Poder Público

Estima-se que cerca de 14 hortas comunitárias já foram criadas em calçadas, bosques e áreas livres de Curitiba

Curitiba (PR) |
No dia 21 de maio organizadores da horta comunitária no bairro Bom Retiro receberam notificação da Prefeitura de Curitiba
No dia 21 de maio organizadores da horta comunitária no bairro Bom Retiro receberam notificação da Prefeitura de Curitiba - Rafael Bertelli

São muitas as iniciativas individuais, coletivas, libertárias e também institucionais que são desenvolvidas em Curitiba no que se convencionou chamar de “agricultura urbana”, que inclui as hortas comunitárias e outras que têm o objetivo de produzir de forma alternativa alimentos, como hortaliças, frutas, ervas medicinais, plantas ornamentais e outros produtos.

Continua após publicidade

A agricultura urbana é uma alternativa sustentável de ocupação dos vazios urbanos nas cidades que promove o engajamento social e reduz a distância entre a produção e o consumo de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos e quase sempre de maneira orgânica com técnicas de agroecologia como a permacultura.

Mesmo bem-intencionada, esta prática ainda encontra resistência dentro das administrações públicas. No dia 21 de maio, os organizadores da horta comunitária, em frente à ciclovia do Bosque do Papa João Paulo II, no bairro Bom Retiro, receberam com surpresa a notificação da Prefeitura de Curitiba, dando prazo para que a horta fosse desmanchada. Nos últimos dois anos, a atual gestão da Prefeitura de Curitiba se envolveu em polêmicas ao tentar proibir ou penalizar iniciativas comunitárias de agricultura urbana na cidade. 

Projeto de Lei da Agricultura Urbana

Para contornar esta situação, um projeto de lei de iniciativa do vereador Goura (PDT), foi protocolado por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Curitiba para autorizar a ocupação de espaços públicos e privados para a agricultura urbana. O projeto está tramitando e deverá ser votado em breve.

“Fizemos um debate amplo com todos os envolvidos com a prática da agricultura urbana, inclusive da Prefeitura de Curitiba. O projeto pretende promover as boas práticas de urbanidade que podem mudar a vida de pessoas e das comunidades. E a agricultura urbana tem esse atributo, que além de todas as questões sociais e culturais envolvidas, também pode ser um dos itens de política de segurança alimentar", aponta.

17ª Jornada da Agroecologia

O consumo de produtos orgânicos, os cuidados com a saúde e a preocupação com o futuro do planeta fazem parte da vida dos brasileiros. Dada a importância do assunto, Curitiba recebe neste mês a Jornada da Agroecologia, que chega a sua 17ª edição, com objetivo aliar esta reflexão à prática agroecológica e ser mais um instrumento de organização da produção e diálogo com a sociedade sobre as contradições do modelo produtivo do agronegócio, apontando uma nova perspectiva alimentar.

Nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho, inúmeras atividades voltadas a esta temática, acontecerão na Praça Santos Andrade, na UFPR, na UTFPR e demais localidades no entorno da cidade. A abertura do evento acontecerá no dia 06 de junho, às 19h,  no Teatro Guaíra, e contará com a participação da atriz Leticia Sabatella e do teólogo Leonardo Boff.

Edição: Laís Melo