Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Pernambuco – 02/06/18

A política escolhida para gerir a Petrobras é destaque na edição.

Brasil de Fato Pernambuco | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Conversamos com o economista Pedro Lapa
Conversamos com o economista Pedro Lapa - Arte: Brasil de Fato

O programa traz uma análise sobre a política adotada para a Petrobras nos últimos dois anos. O convidado da edição é o economista Pedro Lapa, que faz um balanço sobre a gestão de Pedro Parente no cargo máximo da Petrobras, além das consequências das principais medidas para a população brasileira. Pedro Lapa vai bem além do valor dos combustíveis e faz uma contextualização sobre as possíveis perdas enquanto patrimônio público, a partir do momento em que o presidente sem votos Michel Temer, do MDB, assumiu a Presidência da República.  

Também anunciamos a suspensão da greve nacional de advertência dos petroleiros, iniciada nos primeiros minutos da última quarta-feira (30). A greve foi organizada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), que tomou a decisão após o Tribunal Superior do Trabalho estabelecer o valor da multa diária para cada dia de greve para 2 milhões de reais. 

Acompanhamos a visita do ator e ativista de direitos humanos Danny Glover ao Brasil, passando pelas cidades do Rio de Janeiro e de Curitiba. Na capital carioca, Danny Glover visitou os pais da vereadora Marielle Franco, executada no dia 14 de março de 2018, ao lado do motorista Anderson Gomes. Na capital paranaense, Danny Glover prestou solidariedade ao preso político Luiz Inácio Lula da Silva. 

Do sertão pernambucano, destacamos duas situações que envolvem a questão agrária. Na primeira, conferimos o descaso do Estado brasileiro, que pode deixar 302 famílias agricultoras sem moradia. O caso é no município de Jatobá, em que cerca de 1.200 pessoas aguardam ser reassentadas para deixar área reconhecidamente da etnia indígena Pankararu. Até o momento o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não cumpriu a realocação das famílias agricultoras de Jatobá. A outra informação sobre a questão agrária é a retomada dos acampamentos Democracia e Dom Tomás Balduíno, em Petrolina (PE), após trabalhadores e trabalhadoras rurais serem retirados após ação truculenta.   

O destaque cultural é a vida e obra do escritor e advogado Luis Gama. Conhecido como o Advogado dos Pobres, foi um abolucionista que além de sofrer os efeitos da escravidão, sofreu pela tentativa de esquecimento na história do país. Também listamos dicas de atividades na agenda cultural da Região Metropolitana do Recife.  

No ritmo da valorização LGTBT no país, ouvimos a história de vida de Evellyn Silva, mulher trans, trabalhadora e independente. Ela falou sobre a infância, os sonhos e as atividades profissionais, além da superação de situações de preconceito. 

Trazemos também um balanço parcial sobre as atividades no quatro Encontro Nacional de Agroecologia, que está sendo realizado em Belo Horizonte (MG). Quem traz os detalhes é Lorena Anahí, da comissão organizadora do evento.   

No Esportes de Fato, analisamos o valor dos ingressos nos jogos dos times da capital pernambucana e avançamos em mais uma rodada do Bolão de Fato. Na conexão com a Rússia, o correspondente Daniel Giovanaz fala sobre a atuação do governo russo para evitar abusos no preço das hospedagens no país-sede da Copa do Mundo. 

Edição: Daniel Lamir