Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Rádio Brasil de Fato

Política

Governos de esquerda perdem reconhecimento por falta de atenção com o marketing

Segundo o publicitário Chico Malfitani, descaso causou o esquecimento dos sucessos de 13 anos de gestão petista

07.jun.2018 às 09h01
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h43
Redação RBAA
|Rede Brasil Atual
"A esquerda acha que basta governar bem para ser reconhecido", analisa Chico Malfitani

"A esquerda acha que basta governar bem para ser reconhecido", analisa Chico Malfitani - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O jornalista e publicitário Chico Malfitani critica a falta de empenho de governos de esquerda para disputar narrativas por meio do marketing, campo em que a direita consegue ser mais efetiva. Segundo ele, esse descaso fez com que os sucessos dos 13 anos de gestão petista fossem esquecidos pela população. "A esquerda acha que basta governar bem para ser reconhecido", analisa, em entrevista aos jornalistas Marilu Cabañas e Glauco Faria, na Rádio Brasil Atual.

"A esquerda esteve no poder e veja o que fez de marketing para mostrar à população que a situação do país melhorou?", questiona. "A esquerda não entende a importância do marketing. Nós vivemos numa sociedade de comunicação de massa e ela desconsidera isso", lamenta.

O publicitário também lembra que o governo perdeu a batalha da comunicação da Copa do Mundo "dentro do país do futebol". Ele também afirma que a esquerda precisa ressignificar o verde e amarelo utilizado pela direita nas últimas manifestações.

"Hoje, quem sai de bandeira verde e amarela é quem está entregando o Brasil, enquanto a esquerda, com o vermelho, está defendendo o patrimônio nacional. O marketing faz parecer o inverso. A esquerda deveria sair de verde e amarelo com a frase 'O Brasil para os brasileiros' para defender as nossas empresas e o nosso desenvolvimento", defende Malfitani.

Malfitani cita como exemplo de uma comunicação falha o que ocorreu na no mandato do ex-prefeito Fernando Haddad. "Ele fez uma ótima gestão em São Paulo, mas não explicava ao povo as suas medidas. Colocou ciclovia, mas não ficou uma semana ali explicando a importância, mostrando os exemplos de fora. Na redução de velocidade foi a mesma coisa", critica.

A falta de marketing fez com que as conquistas sociais fossem esquecidas pela população, diz o publicitário, que cita o exemplo de alunos bolsistas criticando as políticas públicas no ensino superior. "A esquerda só conseguiu fazer boa comunicação em períodos eleitorais. Muita gente ganhou Bolsa Família, conseguiu vaga no Prouni, e se virou contra o governo que proporcionou isso. Há uma desqualificação da mídia, mas o governo tinha recursos para desconstruir isso."

Outro ponto criticado pelo especialista é a falta de uniformidade no discurso. "A ultradireita usa a insatisfação popular, juntou com a greve dos caminhoneiros, e pede intervenção militar, quando nós deveríamos estar na rua defendendo o Brasil. A esquerda precisava se unir e ter uma palavra de ordem única. Uma hora é 'Lula Livre', outra é sobre 'Cadê as Provas?'. A esquerda não se define", acrescenta.

Por fim, ele cita que "nem sempre a publicidade faz milagres", como prova o governo de Michel Temer com a campanha "Avançamos", ridicularizada nas redes sociais. "Já faz muito tempo que ele tem 95% de desaprovação. O país está afundando em todos os sentidos, então se a publicidade vai contra a realidade, ela se torna ineficaz. Quando a situação era favorável para nós, a gente não mostrava", conclui.

Editado por: Rede Brasil Atual
Conteúdo originalmente publicado em Rede Brasil Atual
Tags: esquerda
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

SOLIDARIEDADE

Posse da ministra das Mulheres vira ato de apoio a Marina Silva

60 KM/H

SP registra falta de luz e queda de árvores após rajadas de vento; pelo menos duas pessoas ficaram feridas

TRABALHO

Brasil registra saldo de mais de 257 mil novos empregos em abril

PL DA DEVASTAÇÃO

Ataques a Marina Silva visam aprovação de PL que admite retrocessos ambientais às vésperas da COP30, avalia professor

ATAQUES MISÓGINOS

‘Quem tem compromisso com questão ambiental vira alvo dos negacionistas’, diz ambientalista sobre ataques a Marina Silva

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.