Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Pernambuco – 09/06/18

Tiraram uma presidenta legítima e mexeram nas regras do trabalho. Como fica a situação de Pernambuco?

Recife (PE) | Brasil de Fato Pernambuco |

Ouça o áudio:

Congresso do Povo e política de gestão da Petrobras também estão em destaque
Congresso do Povo e política de gestão da Petrobras também estão em destaque - Arte: Brasil de Fato Pernambuco

Quais foram os deputados federais de Pernambuco que votaram pelo impedimento da presidenta legítima Dilma Rousseff (PT) e pela aprovação nas mudanças de regras trabalhistas? Nesta edição, relembramos que é quem na bancada de parlamentares pernambucanos diante de dois temas bastante relevantes sobre o cenário político do Brasil. A proposta é ajudar na memória e nas informações ao público, que vai se preparar para as eleições, agendada para outubro deste ano. 

O programa também faz um balanço sobre o cenário econômico em Pernambuco ao longo de pouco mais de dois anos, desde que o governo sem votos de Michel Temer (MDB) assumiu o poder no país. Verificamos, principalmente, as condições de emprego no estado, e os dados que atestam que a qualidade de vida da população diminuiu gradativamente após o golpe de estado de 2016.     

Conversamos Gleisa Campigotto, que é secretária operativa do Congresso do Povo em Pernambuco. Na prosa, Gleisa destacou como está sendo o processo pedagógico e organizativo do Congresso nas terras pernambucanas e os preparativos para os próximos passos da junção das muitas vozes populares do Brasil.  

Para discutir a situação da política empurrada para a Petrobras juntamos música, opinião e reportagem. Relembramos o processo político da Petrobras nos últimos dois anos e os transtornos para a população, dentre filas gigantes, preços abusivos e acidentes causados pelo uso de lenha e álcool para o cozimento de alimentos. 

Na conexão com a Rede Lula Livre, a reportagem conferiu os detalhes da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula. Também em destaque, as mensagens de que visitou Lula, que está completando dois meses na condição de preso político em Curitiba (PR). 

Ainda nesta edição, compartilhamos uma reportagem sobre as condições das mulheres nos espaços da política brasileira e as considerações da Organização Internacional do Trabalho sobre as perdas de direitos trabalhistas no país. 

A vida da alagoana Nise da Silveira também ganha destaque na edição. Nise é nossa personagem histórica no quadro Mosaico Cultural, pelo modo revolucionário nos processos de terapia psiquiátrica na década de 1930. 

O tema "palpites" é o mote da resenha do Esportes de Fato, com informações sobre pesquisa da Universidade da Áustria, que tenta prever resultados da Copa do Mundo de 2018. No cenário pernambucano, também temos mais uma rodada do Bolão de Fato.  

Edição: Daniel Lamir