DESIGUALDADE

Vídeo: Apesar de crescimento econômico, desigualdade na Índia aumenta em 15 anos

Vídeo de parceiro do BdF mostra como políticas de governo privilegiam elite e pioram indicadores sociais importantes

|
Vídeo aponta que as quinze pessoas mais ricas da Índia têm mais riqueza que 650 milhões de habitantes – metade da população indiana
Vídeo aponta que as quinze pessoas mais ricas da Índia têm mais riqueza que 650 milhões de habitantes – metade da população indiana - Reprodução
Continua após publicidade

O site de notícias Newsclick.in, parceiro do Brasil de Fato na Índia, produziu um vídeo explicando como a desigualdade no país asiático não é uma questão de falta de recursos, mas de políticas que promovem ainda mais a concentração de renda nas mãos de poucos, como cortes de impostos incididos sobre o lucro de empresas e isenção de tributos aduaneiros para o setor de ouro e joias.

Segundo o vídeo, o 1% mais rico da Índia é dono de metade da riqueza do país. Os benefícios do crescimento registrado em uma década e meia na nação asiática foram em grande parte apropriados pela elite, enquanto a metade mais pobre da população não viu quase nenhuma melhoria em suas condições de vida no mesmo período. Os níveis de analfabetismo, fome e desnutrição não mudaram muito, e o país tem um desempenho pior que países menos desenvolvidos em muitos indicadores cruciais de pobreza. As políticas que favorecem os ricos continuam. De gestão em gestão, o governo está mais interessado em criar políticas para enriquecer o 1% mais rico às custas do bem-estar da maioria dos indianos.

Continua após publicidade

Assista à matéria abaixo. Para ativar as legendas em português, clique no ícone de "Legendas/Legendas Ocultas" no canto inferior direito do vídeo.

Continua após publicidade

Edição: Traduzido por Aline Scátola