Rio de Janeiro

TORCIDA

No Rio, Alzirão reúne milhares de pessoas para torcer pelo Brasil

A festa acontece há 40 anos e é considerada uma das maiores de todo o país quando assunto é Copa do Mundo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

No último mundial, que foi sediado no Rio, cerca de 300 mil pessoas passaram pelo local para acompanhar aos jogos
No último mundial, que foi sediado no Rio, cerca de 300 mil pessoas passaram pelo local para acompanhar aos jogos - Divulgação

Na esquina das ruas Conde de Bonfim com Alzira Brandão, na Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro, milhares de torcedores se reúnem, a cada quatro anos, para acompanhar a Copa do Mundo. A festa, conhecida como Alzirão, acontece há 40 anos e é considerada uma das maiores de todo o país, quando o assunto é a Copa.  No último mundial, que foi sediado no Rio, cerca de 300 mil pessoas passaram pelo local para acompanhar aos jogos e a programação de shows.

O Alzirão começou com uma simples televisão na calçada e uma dúzia de amigos reunidos para torcer pela seleção, em 1978, mas se consagrou como principal ponto dos torcedores cariocas a partir da conquista do tetracampeonato em 1994.  Das primeiras reuniões até hoje, já são 11 copas e dois títulos mundiais comemorados pelos torcedores no local.  

Além das tradicionais bandeirinhas verde e amarelo e as pinturas no asfalto, nos dias dos jogos, neste ano o local também estampa uma enorme bandeira com o nome da festa. Segundo a organização, mais de 5 mil pessoas são esperadas para ocupar a rua e outras 40 mil no entorno.  

A instrumentadora cirúrgica Ana Marques, de 33 anos, frequenta o local desde os 17 anos. Neste ano, após acompanhar o primeiro jogo do Brasil, no entanto, sentiu os torcedores desanimados e o local mais vazio do que estava acostumada a ver.  

“Frequento desde os 17 anos, já vi muitas copas lá no Alzirão, mas esse ano está diferente. O ambiente antes era mais família, agora está mais bagunça. Não vou voltar para assistir o jogo de sexta-feira lá, não me deu vontade de voltar. Vou deixar passar dessa vez”, afirma.  

Neste ano, a festa quase foi cancelada por falta de patrocínio. O dinheiro para o evento veio de última hora, cinco dias antes da estreia do Brasil na Copa. De acordo com a organização do Alzirão, o patrocínio só saiu após uma reunião com representantes do Governo do Estado, Prefeitura do Rio e uma empresa privada, que garantiu cerca de R$ 500 mil para a festa.  

A influenciadora digital Janete Machado, de 24 anos, está acompanhando a Copa do Mundo no Alzirão pela primeira vez e garante que vale a pena.  

“É uma forma de confraternizar, juntar todo mundo num lugar só. Além disso você sente a vibração do jogo. Você não está sozinho em casa. Acho legal por isso. Independente do resultado do jogo, depois rolam os shows, então é legal ficar para a festa, de qualquer forma”, explica. 

Serviço:

A próxima festa acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, com shows da Turma do Pagode e Rodriguinho, após o jogo do Brasil e Costa Rica. Na quarta-feira (27), a programação também está de pé. Os shows para esta data ainda serão anunciados.

Edição: Jaqueline Deister